'Perfurou o útero': Ana Paula Siebert passa por cirurgia de emergência após problema 'raro' com DIU; o que é a laparoscopia abdominal?
Ginecologista Isabela Melo e cirurgiã ginecológica Émile Almeida, explicam para que serve o procedimento e alertam as mulheres
Ana Paula Siebert surpreendeu seus seguidores ao revelar que passou por uma laparoscopia abdominalna madrugada de quarta-feira (11). O procedimento, minimamente invasivo, é amplamente utilizado na medicina para diagnóstico e tratamento de diversas condições que afetam a cavidade abdominal, especialmente na ginecologia.
Em seu Instagram, a mulher do empresário Roberto Justus compartilhou uma foto em um leito hospitalar e explicou o motivo de sua ausência nas redes sociais: "Sumida para fazer uma laparoscopia no abdômen! Não é nada grave (por sorte), mas preciso fazer para não correr riscos... Amanhã conto tudo para vocês! Hoje fiquei sob efeito da anestesia geral!", escreveu, tranquilizando seus seguidores.
Para esclarecer sobre o procedimento pelo qual Ana Paula passou, a ginecologista Isabela Melo explica que a laparoscopia é uma técnica cirúrgica que utiliza pequenas incisões no abdômen e um laparoscópio - um instrumento que permite visualizar os órgãos internos. "Ela é considerada uma cirurgia minimamente invasiva, proporcionando uma recuperação mais rápida e um retorno ao trabalho mais precoce quando comparada à cirurgia convencional aberta", afirma Isabela.
A ginecologista e cirurgiã ginecológica Émile Almeida complementa que a laparoscopia é indicada tanto para cirurgias eletivas, como retirada de úteros, miomas, ovários, e laqueadura tubária, quanto para emergências ginecológicas, como torções ovarianas, gravidez ectópica e abscessos ...
Matérias relacionadas