Pistola do explorador britânico capitão Cook vai a leilão
Uma pistola do explorador britânico, capitão James Cook, que reivindicou a Austrália para a Grã-Bretanha há quase dois séculos e meio, irá a leilão no mês que vem em Melbourne.
A garrucha, uma pistola de coldre Continental Flintlock do início do século 18 com um tambor para 13 balas, feita pelo fabricante holandês Godefroi Corbau Le Jeune, deve alcançar entre 100.000 e 200.000 dólares australianos (105.700 e 210.000 dólares) na venda de 14 de fevereiro.
Um dos raros itens pessoais remanescentes do explorador, que reivindicou a Austrália para a Grã-Bretanha em 1770, a arma é um símbolo de sua relação com o vasto continente, disse a casa de leilão Leski Auctions. A pistola foi passada através de gerações da família Cook.
"Temos pedaços de seu navio, e pedaços disso e pedaços daquilo, mas era raro um capitão do mar acumular coisas e, no caso dele, muito pouco sobreviveu que foi devolvido para a família", disse Charles Leski, fundador da Leski.
"Esta pistola em particular, porque foi especificamente deixada por testamento para a sua irmã e permaneceu na família por todas essas gerações - tivemos sorte de conseguirmos traçar essa relação direta entre nosso pai fundador, por assim dizer, e essa arma."
Ele disse que não há como saber se Cook carregava a arma quando pisou pela primeira vez em solo australiano, embora pareça que ele não a usava muito.
Cook alcançou a costa da Austrália em abril de 1770, o primeiro europeu registrado a encontrar a costa leste do continente, depois de mapear a linha costeira da Nova Zelândia. Em agosto, ele plantou a bandeira britânica em Possession Island, no norte de Queensland.
Cook fez mais tarde duas expedições exploratórias para o Pacífico e foi morto no Havaí em 1779.
A pistola permaneceu na família de Cook por mais de 200 anos antes de ser comprada pelo ex-prefeito de Melbourne Ron Walker em um leilão em Edimburgo, em 2003.
(Reportagem de Thuy Ong)