Poucos lembram, mas há 47 anos, grande nome do cinema morreu no dia de Natal enquanto dormia e cercado da grande família
No dia de Natal de 1977, o mundo do cinema deu adeus a de seus maiores ícones. Artista estava acompanhado da grande família ao falecer
O Natal de 1977 foi de luto para a família de um grande nome do cinema e que revolucionou a sétima arte. Na madrugada do dia 25 de dezembro daquele ano, o ator, diretor, compositor e roteirista morreu aos 88 anos em sua mansão na Suíça. Décadas depois, o legado do artista inglês segue vivo, o que inclui um ensaio estrelado por ator brasileiro décadas após sua morte.
Estamos falando de Charles Spencer Chaplin, criador do Vagabundo Carlitos. Na hora da morte, o cineasta estava acompanhado da então mulher, de oito filhos (teve 11 no total) e de sete netos. O médico particular do artista atribuiu o óbito à velhice.
"Ele vinha perdendo forças, gradativamente", explicou. "Morreu calmamente enquanto dormia", completou a viúva, Oona O'Neill (que morreria em 1991), relatou o jornal "O Globo". Era noite da véspera de Natal quando a família foi avisada pelo médico de que aquela provavelmente seria a última de Charles Chaplin, condecorado em 1975 como "Cavaleiro do Reino" pela Rainha Elizabeth II (1926-2022).
+ Silvio Santos, Cid Moreira, Agnaldo Rayol e mais: os famosos que morreram em 2024
Debilitado, com problemas de fala, audição, visão e locomoção (usava há dois anos cadeira de rodas), o ator saia de casa de carro todos os dias pela manhã com a mulher para ir a uma banca de jornais. Depois cabia a Oona ler o noticiário para o marido, que havia perdido um filho, Charles, o mais velho, em 1968.
Ainda em termos de vida pessoal, foram qu...
Matérias relacionadas
Querida estrela de programas de Gugu morreu após tiro de PM há 20 anos: disso poucos se lembram
Pouca gente lembra, mas Anitta cantou parceria com The Weeknd há 7 anos em outro show no Brasil