PUBLICIDADE

Precisamos aceitar atriz de 56 anos com minissaia e galã envelhecido aos 39 

Repercussão de fotos de Nicole Kidman e Alexandre Slaviero ressalta a crueldade do etarismo e da pressão por eterna juventude

19 jul 2023 - 10h16
Compartilhar
Exibir comentários

Sim, há excesso de Photoshop na capa da ‘Vanity Fair’ com Nicole Kidman. A atriz foi rejuvenescida e emagrecida digitalmente. Mas a maior polêmica não é essa (os retoques exagerados estão quase normalizados).

A gritaria nas redes sociais se deu pela minissaia. Acharam a peça “inadequada” para a artista. Tradução automática: ela está velha para usar uma peça associada às garotas.

Nicole completou 56 anos em junho. Por que não poderia mostrar as coxas? Ela disse ter “implorado” para vestir o conjunto da marca italiana Miu Miu. O motivo? Queria “se divertir fazendo as fotos”. Como alguém se acha no direito de julgá-la e recriminá-la por brincar com a própria imagem?

Se há repressão contra uma atriz de Hollywood, imagine com a mulher anônima que ousa desafiar os códigos de vestimenta. ‘Não pode isso, não pode aquilo’... Quem lutou décadas atrás pela libertação do corpo feminino deve estar horrorizado com a hipocrisia da atualidade. Houve nítida involução.

Outro caso dos últimos dias envolve Alexandre Slaviero. Viralizou uma montagem do tipo ‘antes e depois’ com uma foto recente do ator e outra de seu tempo de galã na Globo. Foi criticado pela aparência. Recebeu cobranças para se cuidar melhor.

Imaginavam que ele não envelheceria? Queriam que congelasse a imagem de quando interpretou Kiko em ‘Malhação’ aos 20 anos? Slaviero fará 40 em dezembro. Continua bonito. A beleza de um homem que envelhece como qualquer outra pessoa. Talvez esperassem que ele fosse um Dorian Gray, personagem literário que faz um pacto sinistro para ser eternamente jovem.

Nicole e Alexandre foram alvos de etarismo, o preconceito relacionado à idade, seja contra mais velhos ou mais jovens. Afeta celebridades e gente comum.

O Brasil envelhece (teremos a quinta população mais idosa do planeta em 2030), porém, a sociedade exige um visual cada vez mais jovial. Além disso, quer impôr às pessoas uma determinada conduta segundo a idade cronológica.

A consequência dessa execrável ditadura estética são pessoas com rosto artificial. Às vezes, deformado. A mesma pressão se aplica à silhueta: só pode ser muito magra (ainda que às custas de dietas malucas e remédios potencialmente perigosos) ou explicitamente malhada (‘bombada’, se preferir).

A minissaia de Nicole Kidman e as rugas de Alexandre Slaviero são uma libertação. Todo mundo tem o direito de ‘sair da caixinha’ onde insistem em nos prender.

Podemos não usar a roupa supostamente apropriada e recusar o botox. Qual a graça de viver sem liberdade? Não é fácil encarar o avanço do tempo. Então melhor fazê-lo com leveza.

E quem ataca a imagem alheia com tanta severidade precisa encarar mais atentamente o espelho – provavelmente vai levar um susto.

Nicole Kidman no ensaio da 'Vanity Fair' e Alexandre Slaviero na foto que provocou reações: ousar e envelhecer geram preconceitos
Nicole Kidman no ensaio da 'Vanity Fair' e Alexandre Slaviero na foto que provocou reações: ousar e envelhecer geram preconceitos
Foto: Reproduções
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade