Qual é a doença de Ronnie Von? Idade do apresentador pode ser agravante
Doença de Ronnie Von afetou o também cantor aos 80 anos; saiba o que aconteceu
Aos 80 anos, Ronnie Von viveu um susto na saúde recentemente e precisou ficar internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele recebeu um diagnóstico delicado após contrair uma gripe e acabou tendo consequências severas durante sua hospitalização. Mas o que ele teve?
Qual foi a doença de Ronnie Von?
O também cantor foi diagnosticado com pneumonia. Segundo ele, a doença se desenvolveu devido ao H1N1 que ele contraiu anteriormente. A médica broncoscopista e pneumologista Dra. Camila Miranda explica que casos com o de Ronnie Von são comuns e frequentes.
"O contexto do H1N1 é uma infecção viral, pelo vírus tipo A ou B, mais comumente identificado, e o contexto de complicações com infecções bacterianas após esse quadro infeccioso também é comum, algo em torno de 56% a quase 60% dos casos", explicou a chefe do Hospital Badim (RJ) e Hospital São Francisco na Providência de Deus (RJ).
Miranda explica que a idade avançada do comunicador também pode ser um fator agravante e facilitador para o desenvolvimento da doença: "Infelizmente num paciente idoso e que, algumas das vezes não tem a vacinação, a suscetibilidade de infecções dessa doença é maior, no contexto de gravidade e complicações. Lembrando que a vacina previne a forma grave da doença. Lembrando que no dia 7 de abril vai ocorrer a campanha nacional do Programa Nacional de imunização para a vacinação contra H1N1. É bom que a população esteja alerta e participe da campanha".
Tratamento na terceira idade
A médica explica ainda que o tratamento deve ser mais atento em pessoas com a idade de Ronnie Von."Isso está relacionado a imunocompetência, ou seja, o sistema de defesa de cada paciente. Pacientes idosos tendem a ter mais dificuldade em relação a locomoção e outros problemas com comorbidades", disse ela.
E seguiu dando uma forte dica de prevenção: a vacina. "No caso do Ronnie Von ele já tem um contexto cardiológico que pode descompensar e levar a uma arritmia cardíaca. No contexto de infecção, isso é um quadro mais grave por ter duas questões a serem revertidas e que acaba culminando num tempo maior de internação. É importante ter todo um cuidado nesse paciente idoso. Reforço a importância da prevenção, com a vacinação", finalizou.