Quem é a rainha que fala português, morou em SP e já doou milhões ao Brasil
Silvia da Suécia criou os filhos com base no estilo de vida experimentado entre a capital paulista e uma fazenda no interior
Em dezembro de 2023, a rainha consorte da Suécia, Silvia, completou 80 anos. No mês de junho, ela e o marido, o rei Carl XVI Gustaf, vão comemorar 48 anos de casados. O monarca já ocupava o trono havia quase 3 anos quando subiram ao altar.
Conheceram-se nos Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, em 1972. Houve encantamento mútuo à primeira vista. “De repente, senti alguém me olhando muito perto, quando virei, ele estava me olhando com binóculos. Foi uma situação tão engraçada, a distância era de 1 metro.”
Nascida na cidade alemã de Heidelberg durante o nazismo, Silvia é fruto da união da brasileira Alice Soares de Toledo, de tradicional família paulista, e do alemão Walther Sommerlath.
Dos 4 aos 14 anos, ela morou com sua família em São Paulo, onde estudou em um dos colégios mais renomados, o Visconde de Porto Seguro, de ensino alemão, localizado à época na Praça Roosevelt, centro da capital. Fala português fluentemente e manteve forte ligação com a cultura brasileira.
“A minha alegria é grande quando penso na minha infância. Uma família calorosa, feliz”, disse em entrevista ao ‘Conversa com Bial’, de Pedro Bial. “Tempos gostosos na fazenda... Lembro das pizzas em São Paulo, as melhores do mundo.” É apreciadora também da nossa feijoada. Mesmo tanto tempo depois, a rainha ainda faz contas em português devido ao bom ensino recebido de um professor.
Silvia teve de enfrentar acusações de que seu pai havia sido colaborador de Hitler e do regime nazista. Ela mobilizou historiadores e advogados para pesquisar o passado. Os profissionais descobriram que Sommerlath era inocente. Tinha inclusive ajudado um empresário judeu a fugir da Alemanha para o Brasil.
A nobre fez várias visitas oficiais ao Brasil, onde mantém uma instituição que cuida de crianças, além de apoiar financeiramente outros projetos com foco no bem-estar na infância. Já doou milhões de euros a essas ações na terra onde se sente em casa. Como ela mesmo diz, possui um “coração brasileiro”.
A rainha tem três filhos – a princesa herdeira Victoria, o príncipe Carl Philip e a princesa Madeleine – e oito netos. Ela mora com o rei em um palácio gigantesco na capital sueca Estocolmo. Do Brasil, além de boas lembranças, guarda a mais alta condecoração concedida a um cidadão estrangeiro, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.