Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é April Hubbard? Conheça artista que decidiu fazer eutanásia aos 40 anos

April Hubbard é uma artista performática e burlesca de 39 anos que decidiu morrer com eutanásia ainda esse ano; veja quem ela é

14 abr 2025 - 10h50
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Quem é April Hubbard? Conheça artísta que decidiu fazer eutanásia aos 40 anos
Quem é April Hubbard? Conheça artísta que decidiu fazer eutanásia aos 40 anos
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

April Hubbard não tem uma doença terminal, mas foi aprovada para morte assistida com eutanásia aos 39 anos graças as leis do Canadá. Em entrevista à BBC News no Bus Stop Theatre, um auditório intimista na cidade de Halifax, na Nova Escócia, a artista contou que pretende morrer ainda esse ano, quando chegar na significativa idade dos 40. O plano é que ela tome a dose letal no pequeno teatro, onde planeja estar rodeada de amigos e familiares. Mas quem é ela?

Quem é April Hubbard?

April é uma artista performática e burlesca de 39 anos que mora em Halifax. Ela nasceu com espinha bífida e, mais tarde, foi diagnosticada com uma série de tumores na base da coluna vertebral. Há mais de 20 anos, a artista toma analgésicos opioides fortes para lidar com as fortes dores até que, em março de 2023, pediu à Assistência Médica para Morrer (Maid, em inglês) para se submeter à eutanásia.

Mesmo que ela ainda consiga viver com a doença, April foi aprovada sete meses após a solicitação. Normalmente, pessoas em estado terminal são aprovadas para o procedimento em 24 horas. 

A decisão

"Meu sofrimento e minha dor estão aumentando, e não tenho mais a qualidade de vida que me deixa feliz e realizada", disse April à BBC. Ela chegou a dizer que respirar e se mover causam a sensação de que seus músculos da coluna "estão sendo puxados como um elástico que se estica demais". 

A vontade da artista é falecer em uma cama em cima do palco do Bus Stop Theatre, onde ela se apresentou inúmeras vezes durante sua carreira: "Quero estar cercada pelas pessoas que amo, e ter todos me abraçando em um abraço gigante, e dar meu último suspiro, cercada de amor e apoio".

MAID

O Canadá possui um sistema liberal de morte assistida, semelhante aos da Holanda e da Bélgica. O Maid foi introduzido em 2016 para garantir um falecimento digno a adultos com doenças em estado terminal ou com diagnósticos incuráveis. Em 2021, foi removido a necessidade de ter uma doença terminal e, até 2027, o país pretende abrir o Maid para adultos que possuem apenas doenças mentais, e não físicas.

Contigo Contigo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade