Quem é o médico e apresentador de TV que cuida da saúde de Lula
Roberto Kalil Filho é um dos homens com maior influência sobre o presidente e uma celebridade em hospital da elite de SP
Conhecido como Dr. Kalil, Roberto Kalil Filho é um dos médicos mais famosos entre empresários, políticos, artistas, esportistas e membros da alta sociedade paulistana.
Ele cuida há décadas da saúde de Lula. No momento, monitora a pneumonia que obrigou o presidente e sua comitiva a cancelar importante viagem à China.
Deslocou-se às pressas de São Paulo até o Palácio da Alvorada, em Brasília, para examinar o paciente mais influente da República.
Além de professor titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP, diretor de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês e presidente do Conselho Diretor do Incor, o médico de 63 anos apresenta o programa ‘Sinais Vitais’ na CNN Brasil.
Eventualmente, participa ao vivo de outras produções da emissora. É amigo do dono da TV, o bilionário Rubens Menin, e do presidente do Conselho, João Camargo.
Quase todos os poderosos da mídia brasileira já passaram pelo consultório de Kalil. Ele também cuida do bem-estar de ex-presidentes, magnatas da indústria, grandes investidores e socialites.
Conseguir uma consulta particular em sua agenda é difícil – e caro (cerca de R$ 2 mil). Seus pacientes são fiéis porque gostam da disponibilidade e do bom humor do médico. Ele vive praticamente 24 horas para o ofício.
No casamento de Lula e Janja, em maio de 2022, foi o único convidado autorizado a entrar com o celular justamente pela possibilidade de ser acionado para atender alguma emergência.
O petista manifesta gratidão ao médico pelo apoio que recebeu dele quando teve câncer na laringe (2011), na ocasião da morte de dona Marisa Letícia (2017) e no período em que ficou preso na PF de Curitiba (2018-2019).
Casado com a endocrinologista Claudia Cozer, Roberto Kalil tem duas filhas de casamento anterior. Nas raras horas vagas, ele gosta de tocar saxofone e curtir sua ampla casa de campo no interior de SP.
Antes de trabalhar na CNN Brasil, o cardiologista atuou como colunista no extinto programa matinal 'Bem-Estar', na Globo. Já foi entrevistado em relevantes atrações de TV, como o 'Roda Viva', da TV Cultura.