Quem é o neto de Gloria Menezes? Rapaz recebeu apoio da avó ao se revelar trans
Neto de Gloria Menezes é filho de Tarcísio Filho e Mocita Fagundes; saiba mais detalhes
Glória Menezes apoiou seu neto sem julgamentos e sem tabus ao saber que o rapaz é transsexual. No Dia Nacional da Visibilidade Trans, Mocita Fagundes, casada com Tarcísio Filho e nora da atriz veterana, falou sobre como a sogra apoiou seu filho quando o rapaz decidiu revelar a informação para a família. Aos 90 anos, a artista abraçou a causa e nunca mais chamou o neto por seu "nome morto", ou seja, o nome de batismo.
Quem é o neto de Gloria Menezes?
Theo Fagundes é privado nas redes sociais. Seu perfil no Instagram possui um pouco mais de 1.800 seguidores e é fechado apenas para pessoas autorizadas pelo menino. Na biografia, ele se descreve como não binário e estudante de psicologia.
A mãe de Theo, Mocita, fez um longo desabafo nas redes sociais nesta última quarta-feira (29) e confessou que, no começo da transição do filho, teve um sentimento de perda. "Logo o luto deu espaço ao que chamei carinhosamente de RENASCIMENTO. E assim como fiquei enlutada, vi um filho lindo e vibrante - renascer. Um filho feliz. Finalmente feliz. E foi emocionante ver o quanto ele se libertou na sua nova (e verdadeira) identidade de gênero. Afinal, quem somos nós para interferirmos na identidade de alguém? Não somos ninguém. No que isso nos afeta? Em nada", exaltou a mãe.
Reação da avó
Mesmo de outra geração, Gloria Menezes acolheu o neto e entendeu o caso sem pensar duas vezes. "Nunca vou esquecer a reação da Glória, uma mulher de 90 anos - quando soube da transição do Theo. Ela falou… '-E daí?' (e sorriu). Nunca mais ela chamou o Theo pelo 'nome morto'. Nunca se enganou. Nunca errou. E ela tem 90 anos", disse a nora.
A postura da atriz veterana é um exemplo de empatia e conscientização, pois, mesmo com uma idade avançada, a famosa conseguiu compreender e respeitar a transição de um parente.
Transfobia é crime no Brasil. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou em 2023 que atos de transfobia são injúria racial, crime previsto na Lei 7.716/1989. A lei foi enquadrada na Lei do Racismo pois atos transfóbicos ofendem a dignidade de uma pessoa através de xingamentos sobre a orientação sexual ou identidade de gênero.
Ver essa foto no Instagram