Quem é quem na realeza: conheça a árvore genealógica da Família Real britânica
Confira qual é a linhagem da família real britânica desde os pais da Rainha Elizabeth II e entenda quem está na sucessão do trono
O rei Charles III e sua esposa, a rainha consorte Camilla, serão coroados neste sábado, 6, ocasião em que o soberano reafirmará seu compromisso com os súditos, com Deus e com a monarquia. A cerimônia oficializará o herdeiro da rainha Elizabeth II, morta em setembro, como chefe da Família Real, do Estado e da igreja da Inglaterra, a Igreja Anglicana.
A coroação do rei Charles III é um rito de passagem milenar dentro da Família Real britânica. Entre seus significados, simboliza o andar da linha sucessória e a continuidade da monarquia. Como manda a tradição, membros seniores e os mais afastados do trono estarão presentes, além de autoridades diplomáticas do mundo inteiro.
Apesar de apenas os membros seniores ganharem atenção da mídia, a Família Real é grande e longeva. A casa de Windsor, por exemplo, a qual pertence o rei Charles III, está no trono há mais de 100 anos e remonta ao início do século XX.
Veja a seguir como é a árvore genealógica da Realeza britânica.
Qual é a árvore genealógica da família real?
Pais da Rainha Elizabeth II
Filho de Jorge V, não era esperado que Albert assumisse o trono do Reino Unido. Por ser mais novo, o herdeiro presuntivo era seu irmão, Edward. Durante sua vida, ele ficou afastado dos holofotes, serviu à marinha e casou-se com Isabel Bowes-Lyon, moça da baixa nobreza, com quem teve duas filhas: Isabel e Margaret.
Em 1936, após o Rei Edward VIII abdicar do trono inglês para poder se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada, Albert e Isabel se tornaram rei e rainha consorte. A partir dali, passaram a ser conhecidos como Jorge VI e Elizabeth.
O reinado de Jorge VI acabou em 1952, após sua morte, decorrente de complicações por tabagismo. No mesmo dia, sua filha mais velha, Isabel, se tornou Rainha. Naquele momento, a jovem de 25 anos se tornou a soberana Elizabeth II.
Filhos da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Phillip
Ao longo de 70 anos de Reinado, a rainha Elizabeth II cumpriu seus deveres como monarca, inclusive, a obrigação de assegurar a linhagem real. Casada com o príncipe Phillip, ela teve quatro filhos. Veja a seguir informações sobre cada um deles.
• Charles
Nascido em 1948, no Palácio de Buckingham, em Londres, Charles foi o primogênito do casal. Por direito inato, ele assumiu o trono inglês após a morte da rainha Elizabeth II.
Ao longo de sua vida, mas principalmente na infância, ele chamou a atenção pela inaptidão social. Na adolescência, viveu namoros com diversas moças da alta aristocracia, mas foi o casamento com Diana Spencer que o popularizou. Juntos, eles estiveram no centro de escândalos por infidelidade e foram um dos primeiros casais da monarquia britânica a se divorciar.
O agora rei Charles III é pai de William e Harry, frutos do casamento com Diana. Após a morte da ex-esposa, Charles se casou Camilla Parker Bowles, atual rainha consorte, com quem vivia um romance quando ainda era casado com Lady Di.
• Anne
Nascida em 1950, na Clarence House, em Londres, Anne é a segunda filha da rainha Elizabeth II com o príncipe Phillip. Atualmente, ela é a 16ª na linha de sucessão ao trono.
Anne sempre se destacou por sua paixão pelo hipismo. Em 1971, a princesa terminou em quarto lugar no Rushall Horse Trials. Ainda naquele ano, ganhou o título individual no European Eventing Championship. Em 1976, ela participou dos Jogos Olímpicos de Montreal, e se tornou a primeira da Família Real a competir no torneio.
Em 1973, ela se casou com o capitão Mark Phillips, com quem teve dois filhos, Zara e Peter. Porém, em 1989 eles se divorciaram. Meses após a separação, Anne se casou com o comandante Timothy Laurence, que ela conheceu enquanto ele servia como mordomo de sua mãe, entre 1986 e 1989.
Após a aposentadoria do hipismo, ela se dedicou à filantropia no setor. Após quase 50 anos de colaboração com a ONG Save the Children, em 1990 ela chegou a ser indicada para o Prêmio Nobel da Paz.
• Andrew
Terceiro filho da rainha Elizabeth II, Andrew nasceu em 1960. Atualmente, ele é o 8º na linha sucessória de ascensão ao trono.
Ao longo da vida, André serviu na Marinha Real Britânica como piloto e instrutor de helicóptero. Durante a Guerra das Malvinas, ele voou em várias missões.
Em 1986, ele se casou com Sarah Ferguson e recebeu o título de duque de York. Eles tiveram duas filhas, as princesas Beatrice e Eugenie.
André e Sarah se divorciaram em 1992. Depois disso, Andrew atuou como representante do Reino Unido para o comércio internacional, buscando investidores para o país.
Em 2020, Andrew foi acusado de abuso sexual infantil por Virginia Giuffre. A mulher alega que, quando menor, foi traficada pelo empresário Jeffrey Epstein para ter relações íntimas com o filho de Elizabeth II. O caso repercutiu na imprensa internacional, e levou Andrew a abdicar de suas funções na Família Real. Ele também decidiu fazer um acordo na Justiça com a vítima, pagando uma indenização milionária em troca de ela retirar as acusações.
• Edward
Ele nasceu em 1964, e era o terceiro na linha de sucessão. Após a morte de sua mãe, Elizabeth II, ele se tornou o 13º.
Durante sua vida, após uma breve passagem pela Marinha Real Britânica, Edward trabalhou como assistente de produção teatral na Really Useful Theatre Company. Mais tarde, ele formou sua própria companhia de artes, a Ardent Productions.
Em 2002 deixou a companhia de lado para trabalhar integralmente como membro da Família Real, assumindo compromissos em nome da Rainha Elizabeth II. Em 1999, foi nomeado conde de Wessex, pouco antes de se casar com Sophie Rhys-Jones.
No dia que completou 59 anos de idade, foi nomeado duque de Edimburgo por seu irmão, o rei Charles III. Antes, o título pertencia a seu pai, Phillip.
Filhos do Rei Charles III e da Princesa Diana
• William
O primeiro filho de Charles e Diana nasceu em 1982. Por direito, o príncipe William é o primeiro na linha de sucessão.
Durante sua infância, presenciou parte das polêmicas entre seus pais, o que já declarou ter sido traumático. Na juventude, se dedicou ao trabalho militar e aos estudos na Eton College. Na mesma época, passou a disputar competições de natação em Ludgrove e se tornou capitão da equipe.
Na fase adulta, viveu breves romances até engatar o relacionamento com Kate Middleton, com quem se casou e teve três filhos: George, o terceiro na linha de sucessão, Charlotte e Louis.
Em meados de 2020, teve seu nome envolvido em um suposto caso de infidelidade, mas nada foi comprovado. Também foi atribuído a William o motivo das brigas entre Kate Middleton e Harry. Em 2023, foi nomeado pelo pai, Charles, príncipe de Gales.
• Harry
O segundo filho do Rei Charles III e Diana chegou ao mundo em 1984. Atualmente, ele é o quinto na sucessão ap trono. Assim como o irmão, Harry se dedicou aos estudos e à carreira militar. Entre 2007 e 2008, inclusive, ele serviu por mais de dez semanas na província de Helmand, no Afeganistão.
Na adolescência, protagonizou uma série de polêmicas, como quando usou uma fantasia nazista e quando foi flagrado totalmente nu em um quarto de hotel. Em 2018, já adulto, foi nomeado duque de Sussex antes de se casar com a atriz Meghan Markle, a primeira pessoa não-branca da Família Real. Juntos, eles têm dois filhos: Archie e Lilibet.
Em janeiro de 2020, Harry e Meghan abdicaram dos postos de membros seniores da Família Real e se mudaram para o sul da Califórnia, terra natal da duquesa. Lá, eles fundaram a ArchieWell, organização responsável por projetos beneficentes. Apesar de abdicarem das funções na realeza, a então rainha Elizabeth II decidiu manter o título do casal.