Quem é Rick Azevedo? Tiktoker deu inicio a movimento pelo fim da escala 6x1
O vereador eleito e Tiktoker Rick Azevedo deu inicio ao movimento pelo fim da escala de trabalho 6x1 na plataforma de vídeos curtos
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) em apoio ao Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado por Rick Azevedo, começa a ganhar força na Câmara dos Deputados. A PEC visa revisar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para reduzir a jornada de trabalho no Brasil, uma causa que vem sendo defendida por Azevedo desde 2023. O movimento, que surgiu de um simples desabafo nas redes sociais, se expandiu rapidamente, arrecadando milhões de assinaturas e atraindo a atenção de políticos e trabalhadores.
Rick Azevedo, vereador eleito no Rio de Janeiro, ganhou notoriedade ao postar um vídeo no TikTok criticando as longas jornadas de trabalho. "Eu tô aqui revoltado com essa escala 6x1. (...) Quando é que nós da classe trabalhadora iremos fazer uma revolução nesse país relacionada à escala 6x1? É uma escravidão moderna, ultrapassada. Eu fico pensando: eu que não tenho filho, não tenho nada, sou sozinho, não dá para fazer as coisas. Imagina quem tem filho, tem marido, tem casa para cuidar?", desabafou, destacando as dificuldades enfrentadas por quem trabalha em condições exaustivas. A postagem alcançou rapidamente milhões de visualizações, fazendo com que o movimento VAT tomasse forma.
"A gente não pode deixar que esse regime escravocrata continue nos escravizando porque estamos acomodados. Eu não passo fome porque tenho uma mãe que me socorre e tenho outras fontes, mas tem gente que trabalha e não tem o que comer. Estamos vivendo escravidão na pele sem fazer nada", afirmou o Rick na época.
Após o sucesso do vídeo, Azevedo fundou o VAT e, com o apoio de especialistas, lançou um abaixo-assinado que rapidamente ganhou mais de 1,3 milhão de adesões. O movimento cresceu, e o nome escolhido para ele, "Vida Além do Trabalho", passou a refletir o desejo de uma vida com menos sobrecarga profissional. Azevedo, que passou a ser seguido por milhares, continuou sua luta por melhores condições para os trabalhadores, organizando atos e reuniões com apoiadores.
Azevedo, agora vereador, continua a lutar pela redução da jornada de trabalho, agradecendo o apoio dos eleitores e destacando a importância de amplificar as vozes dos trabalhadores. "Quero ver todos ao nosso lado, porque não aceitaremos nada menos que dignidade", declarou, reafirmando seu compromisso com a melhoria das condições de trabalho no Brasil.
Ver essa foto no Instagram