Regina Duarte é classificada como difusora de fake news pelo Instagram
A atriz Regina Duarte teve seu perfil no Instagram restrito por publicação de notícias falsas. Durante esta sexta-feira (28/10), quem tentou seguir a página da ex-secretária especial da Cultura do governo Bolsonaro se deparou com um alerta: "Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade."
O aviso foi retirado no final do dia, mas vários posts de sua página foram borrados e marcados como fake news.
Além disso, o Instagram tirou o perfil oficial da atriz de sua ferramenta de busca, dificultando o acesso a sua página. Apenas quem já conhece o endereço ou o pesquisa pelo Google consegue chegar à sua página.
As restrições também impedem Regina Duarte de ser marcada ou mencionada por outras contas.
"Usamos tecnologia e feedback da nossa comunidade para identificar publicações e contas que possam conter informação falsa. Também trabalhamos com verificadores de fatos independentes no mundo todo que analisam conteúdo em mais de 60 idiomas", diz o Instagram sobre suas políticas em relação a informações falsas.
A plataforma também lista medidas que são adotadas "quando os verificadores de fatos independentes identificam informação falsa, conteúdo alterado ou conteúdo sem contexto", que incluem várias penalizações, incluindo a desativação completa das contas que persistirem em difundir mentiras ou descumpram as Diretrizes da Comunidade.
Regina Duarte não se pronunciou sobre as restrições impostas pelo Instagram.
Poucas horas depois de ter seu perfil restrito, ela postou um vídeo na cozinha com uma amiga portuguesa vestida com uma camisa amarela, ensinando a tradicional receita de Punheta de Bacalhau.