Regina Duarte faz 2ª exposição individual e revela impacto da arte em sua casa
Atriz avança em sua produção como artista plástica usando elementos da natureza recolhidos em passeios
No dia 4 de abril, a partir das 17h, Regina Duarte vai receber amigos e fãs na abertura de sua segunda exposição individual, ‘Novas Faces da Natureza’. Telas estarão expostas na galeria do artista Roberto Camasmie nos Jardins, em São Paulo.
A atriz conseguiu projeção no mercado com sua primeira mostra, lançada em outubro de 2023. Ela participou também de eventos coletivos. Criou estilo próprio ao usar sementes, folhas, cascas, flores e outros elementos orgânicos usando a técnica da colagem em papel.
Na nova fase, Regina Duarte apresenta figuras humanas. “Acho que a atriz em mim me estimula a reproduzir pessoas e personagens”, explica. “O processo de evolução em transformar folha em gente é fascinante.”
Uma visita do famoso artista Roberto Camasmie ao ateliê da atriz rendeu convite para uma collab. O retrato dela pintado pelo veterano ganhou cabelos formados por folhas e flores em intervenção feita por Regina. Obra a quatro mãos unindo dois estilos.
“Nascemos de uma semente, nos tornamos bebês, crianças, adolescemos, amadurecemos, envelhecemos e enrugamos. O mesmo acontece com as folhas que inevitavelmente, pouco a pouco, vão mudando suas cores, perdendo o vigor, ficando mais ressecadas e terminam por se desprender da árvore-mãe”, comenta a artista. “As folhas finalizam suas vidas no chão da Terra tornando-se pó e adubo para geração de novas vidas.”
O interesse da estrela das novelas por artes plásticas é antigo. “Desde muito nova, andei coletando folhas para secarem em livros. No meu tempo era moda. Em 1974, no processo de amamentar minha filha (a também atriz Gabriela Duarte), pintei meu primeiro quadro a óleo. Era uma cópia ampliada de uma foto da família num domingo de Páscoa”, relata.
“Em janeiro do ano passado, o impulso de observar e colecionar folhas caídas no chão voltou. Desta vez, como paixão. Desde então, não tenho conseguido mais caminhar em ruas e parques sem olhar para as folhas das árvores e pensando quais eu já tenho.”
O envolvimento com a produção de arte botânica gera mudanças na vida de Regina Duarte. “Tenho diminuído radicalmente o contato com o celular e a minha casa virou um pandemônio de caixas de papelão, folhas, flores, galhos, caroços ressecados, sementes de mexericas, mamão, melão e tudo mais que tem a ver com a vida das árvores.”
Exposição ‘Novas Faces da Natureza’, com obras de Regina Duarte
Visitação: 5 a 30 de abril
Roberto Camasmie Art Gallery – Rua Bela Cintra, 1992, Jardins, São Paulo