Rei das mortes no cinema, Willem Dafoe completa 59 anos
Willem Dafoe está mais vivo do que nunca. Pelo menos na vida real. O ator, um dos campeões em número de mortes no cinema, completa 59 anos nesta terça-feira (22) com mais de 30 anos de carreira e 75 filmes na carreira.
Siga Terra Diversão no Twitter
Nascido em Appleton, Wisconsin, cursou artes dramáticas na Universidade de Wisconsin–Milwaukee, porém, abandonou antes de se formar para integrar o grupo de teatro de vanguarda Theatre X. É considerado um dos grandes talentos de sua geração, que inclui nomes como Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Michael J. Fox. No entanto, diferente dos atores citados, nunca teve pinta de galã e sempre se preocupou em escolher papéis que o deixasse longe de tal rótulo.
Em Hollywood, estreou em 1982, no filme The Loveless, onde interpretou Vance. Não demorou muito para que Dafoe conhecesse a morte no cinema. Aconteceu em Platoon - Os Bravos do Pelotão, de 1986. Filmes como Era Uma Vez no México (2003), Velocidade Máxima 2: Perigo a Bordo e Homem-Aranha (2002) foram coroados com o mesmo final "trágico" do papel de Dafoe.
Versátil, o norte-americano também bastante é elogiado pela maneira como interpreta vilões e marginais. No entanto e, ironicamente, um dos pontos altos de sua carreira foi na pele de Jesus, em sua primeira parceria com Martin Scorsese, no longa A Última Tentação de Cristo (1988), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.
Na vida pessoal, é casado desde 2005 com a atriz e diretora italiana Giada Colagrande, 20 anos mais nova, conhecida por atuações em filmes como Castello Cavalcanti (2013) e pela direção e roteiro de A Woman, estrelado pelo próprio marido. Também é pai de Jack Dafoe, 32 anos, fruto de sua união com Elizabeth LeCompte.