Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ronnie Von revela como rivalidade com Roberto Carlos o afetou: “Foi cruel comigo” 

O ‘Príncipe’ nunca fez parte da Jovem Guarda, mas virou alvo na época por representar uma ameaça ao ‘Rei’

15 jan 2025 - 08h32
Compartilhar
Exibir comentários

O programa ‘Jovem Guarda’, da TV Record, foi criado há 60 anos. Gerava alta audiência nas tardes de domingo. Era apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. 

Antes da estreia, o nome de Ronnie Von chegou a ser cotado. Os caminhos dele, apelidado ‘Príncipe da Jovem Guarda’, apesar de nunca ter feito parte daquele movimento musical, sempre se cruzaram com os do ‘Rei’ Roberto Carlos. 

Na época, o público não imaginava a tensão entre os dois atrás das câmeras. No podcast ‘Papagaio Falante’, de Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, o apresentador disse ter sofrido uma campanha difamatória. 

“A equipe dele, a assessoria dele, foi muito cruel comigo. Cheguei a ouvir uma vez, no rádio, e rádio é importante, ‘esse filhinho de papai, esse calcinha de veludo, está tirando o lugar de alguém que precisa’.” 

Ronnie explicou que eram mais aceitos os artistas com “origem muito humilde, tinha de vir da favela”, caso contrário, sofriam “preconceito às avessas”. Ele, de classe média, teria sido alvo de segregação.  

“Isso era fomentado pelo pessoal da assessoria dele, do Roberto”, afirmou. O artista ressalta que hoje são “amigos”, e nega que seu caminho foi fácil. Contou ter vendido o carro para vir do Rio a São Paulo tentar a sorte no universo artístico. Alugou um quarto “num hotel de quinta (categoria).” 

“Eu estava morando no fim da Avenida São João, ali chamavam ‘Boca do Lixo’, era um ponto daquelas moças de vida difícil”, relembrou. “Eu tinha conhecido o lado bom da vida (quando vivia com a família), eu precisava, eu estava perseguindo um sonho.” 

Quando já despontava para o sucesso, Ronnie Von foi convidado pela TV Excelsior para ter um programa no mesmo horário do ‘Jovem Guarda’. Ao saber da proposta, o dono da Record, Paulo Machado de Carvalho, o procurou para impedir a concorrência. Convenceu o ‘Príncipe’ a ter uma atração na emissora, em outra faixa. 

“Montaram o ‘Pequeno Mundo de Ronnie Von’. Quem fizesse o ‘Pequeno Mundo de Ronnie Von’ não poderia fazer o ‘Jovem Guarda’ nunca”, relembra. “Era proibido. Quem proibiu eu não sei, mas era proibido.” 

O programa de Ronnie deu visibilidade a jovens artistas como Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa. A atração durou dois anos, até 1968, mesmo ano em que acabou a produção dominical que projetou ainda mais Roberto Carlos, hoje com 83 anos. 

Em 1974, o ‘Rei’ estreou seu especial de fim de ano na Globo. Paralelamente à carreira musical, Ronnie Von continuou a fazer TV. Passou pela TV Tupi, TV Gazeta, fez novela na Globo e hoje comanda o ‘Companhia Certa’ na RedeTV. Está com 80 anos.

Ronnie Von diz ser amigo de Roberto Carlos, mas, no passado, o clima entre eles foi tenso
Ronnie Von diz ser amigo de Roberto Carlos, mas, no passado, o clima entre eles foi tenso
Foto: Fotomontagem: Sala de TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade