Shannen Doherty se desfez de bens e preparou a família antes de morrer por câncer
Atriz morreu neste sábado, 13, após uma longa batalha contra a doença
A atriz Shannen Doherty, que morreu no sábado, 13, após diagnóstico de câncer, havia revelado publicamente que avisou o ex-marido, o fotógrafo Kurt Iswarienko, sobre o risco de sua morte. Além disso, em abril deste ano, ela já havia decidido doar todos os seus pertences.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Eu disse para ele [ex-marido]: 'você precisa curtir cada segundo que você tem comigo porque eu vou estar morta em cinco anos'", revelou ela ao ET.
Sobre a doação dos pertences, ela explicou em seu podcast, Let's Be Clear with Shannen Doherty, que queria deixar as coisas menos difíceis para a mãe."Eu sei que vai ser pesado para ela [a mãe] caso eu morra antes dela. Como sei que vai ser pesado para ela, quero que o resto seja mais leve. Não quero que tenha que lidar com um monte de coisa. Não quero ela precisando encarar quatro contêineres de móveis".
Shannen foi diagnosticada com câncer de mama em 2015, aos 44 anos. Desde então, a atriz passou por diversas cirurgias, sessões de quimioterapia e tratamentos alternativos. Em 2016, ela revelou que a doença havia se espalhado para outros órgãos. "
Eu tinha um câncer de mama que se espalhou para os gânglios linfáticos e, depois de uma de minhas cirurgias, descobrimos que algumas das células cancerígenas poderiam ter realmente saído dos gânglios linfáticos", declarou ela também ao ET. No ano passado, a doença avançou para o cérebro e os ossos.
"Em 5 de janeiro, minha tomografia mostrou metástases no cérebro. O vídeo mostrava o processo de ajuste da máscara que você usa durante as sessões de radioterapia em seu cérebro. Meu medo é óbvio. Sou extremamente claustrofóbica e muita coisa estava acontecendo na minha vida", afirmou ela em uma publicação nas redes sociais.
A luta contra o câncer e divórcio
Em um episódio de seu podcast, Shannen explicou os motivos que a levaram a se divorciar do marido. "Obviamente, o divórcio não é fácil, especialmente quando você realmente amava alguém. E eu amava meu marido. E quando você fica tão magoada com as ações dele que se sente traída e otária, é muito difícil", afirmou. Ela foi casada por 11 anos com Kurt Iswarienko e disse que os problemas de saúde que enfrentou foram decisivos para a separação. “Não tenho ideia de quanto tempo estarei fazendo quimioterapia”, contou.
Conhecida por seu papel como Brenda em Barrados no Baile e sua participação em Charmed e Dancing With The Stars, Shannen relatou também que mudou sua perspectiva sobre a fama após enfrentar a doença.
De acordo com a revista Quem, em 2016, ela recebeu o prêmio Courage da American Cancer Society por sua franqueza ao falar sobre sua condição. "O câncer mudou minha vida para melhor. Ele me fez um ser humano melhor. Eu superei todos os muros e todas as barreiras. Ele expõe as mentiras em sua vida. Ele expõe quem realmente não está lá para você e quem realmente está. Você pode apenas olhar em volta e pensar: 'Oh, meu Deus, essa pessoa é incrível, ela está comigo de uma maneira que eu nunca esperei", desabafou.
A maior dificuldade, segundo ela, era lidar com as incertezas da doença. "O desconhecido é sempre a parte mais assustadora. A quimioterapia vai funcionar? A radiação vai funcionar? Você sabe, eu que vou ter que passar por isso novamente ou eu vou ter câncer secundário? Todo o resto é administrável. A dor é administrável. Você sabe viver sem uma mama, e é a preocupação é como vai ser seu futuro e como seu futuro vai afetar as pessoas que você ama. Comecei a pensar que eu não fosse sobreviver... Mas agora não olho mais para o passado", disse.