Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Teve terremoto em São Paulo? Entenda o alerta emitido nos celulares

Alerta emitido pelo Android sinalizou terremoto em São Paulo e no Rio de Janeiro; entenda o que realmente aconteceu

14 fev 2025 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários
Teve terremoto em São Paulo? Entenda o alerta emitido nos celulares
Teve terremoto em São Paulo? Entenda o alerta emitido nos celulares
Foto: Pedro Pardo/AFP/Internet / Contigo

"Podem ter ocorrido tremores no seu local. Estimativa inicial: magnitude de 5,5 a cerca de 215,4 km de distância. Toque para saber mais", esse foi o alerta que apareceu em diversos celulares dos moradores do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (14). A notificação assustou diversas pessoas que estavam indo trabalhar no começo do dia e a Polícia Civil precisou se pronunciar sobre o comunicado.

O alerta se estendeu para moradores de outras regiões como a Baixada Santista e o litoral norte de São Paulo. Usuários do sistema Android receberam um comunicado informando um tremor no mar com magnitude entre 4,4 e 5,5, e epicentro de 155,4 km de Santos, e a 55 km de Ubatuba.

Teve terremoto em SP e no Rio?

Não. Segundo a Polícia Civil, não houve nenhum tipo de terremoto nos estados mencionados. "Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado". Posteriormente, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também confirmou que nenhum tremor foi detectado na capital. 

O que aconteceu?

Até o momento, a suspeita principal é que o Android, o sistema operacional do Google, tenha emitido o comunicado erroneamente. A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas é possível entender um pouco sobre o funcionamento dos alertas de terremoto.

Segundo o site TechTudo, o sistema utiliza acelerômetros presentes nos smartphones Android para avisar sobre tremores. Ou seja, os próprios celulares podem detectar vibrações, velocidade e outros sinais que indicam a ocorrência de um terremoto. Essa informação é enviada para a detecção de terremotos, junto de uma localização aproximada de onde ocorreu o fenômeno metereológico. 

O Android descreve esse sistema como um mini sismógrafo, aparelho que mede terremotos. Assim que há uma detecção, o aviso é enviado à central do sistema e um alerta é emitido para todos os aparelhos indicando que a população procure locais seguros e evite sair de casa. 

Ficou na dúvida? Cheque!

É normal que sistemas operacionais cometam erros como o desta sexta-feira (14). Por isso, sempre cheque duas vezes antes de ficar em alerta. É possível verificar informações meteorológicas como terremotos, tempestades e outros fenômenos no Centro de Sismologia da USP (https://moho.iag.usp.br/) e no observatório sismológico da Universidade de Brasília (UNB) (http://www.obsis.unb.br/). 

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade