Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Threads: Concorrente do Twitter já está disponível

5 jul 2023 - 22h49
(atualizado em 6/7/2023 às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Meta / Pipoca Moderna

Mark Zuckerberg, dono da Meta, anunciou o lançamento antecipado do Threads, concorrente do Twitter, nesta quarta-feira (5/6). O aplicativo se tornou disponível na App Store e no Google Play às 20h no Brasil, embora a data de lançamento estivesse originalmente prevista para quinta-feira (6/7).

O bilionário dono do Facebook, Instagram e Whatsapp apresentou seu novo aplicativo em um post inaugural, no qual escreveu apenas: "Vamos fazer isso. Bem-vindo ao Threads.".

Lançado simultaneamente em cerca de 100 países, o Threads é um aplicativo de conversação baseado em texto extremamente parecido com o Twitter, que tira seu nome dos "fios" de conversa das redes sociais.

 
Integração com Instagram

Um ponto forte do Threads é a sua integração com o Instagram, o que significa que o aplicativo começa conectado a uma base de centenas de milhões de contas já existentes, sem precisar partir do zero como outras alternativas ao Twitter, que não conseguiram se destacar tanto no mercado.

Diversos aplicativos semelhantes ao Twitter, como o Bluesky e o Mastodon, foram lançados nos últimos anos, mas é possível que o Threads, por fazer parte da plataforma do Instagram, represente a maior ameaça ao Twitter até o momento.

Ao se conectar, os usuários do Instagram podem manter o mesmo nome de usuário no Threads e, durante a configuração, também podem optar por seguir as mesmas contas que já seguem no Instagram.

O aplicativo permite compartilhar postagens de texto de até 500 caracteres, bem como fotos e vídeos (com um máximo de 5 minutos). Mas ainda não inclui um recurso de mensagens diretas.

Em compensação, a Meta assegura que os principais recursos de acessibilidade disponíveis no Instagram hoje, como suporte para leitores de tela e descrições de imagens geradas por IA, já estão habilitados no Threads.

Além disso, os planos futuros incluem tornar o Threads compatível com o ActivityPub, o protocolo de rede social aberta estabelecido pelo World Wide Web Consortium (W3C) e que é suportado por aplicativos como Mastodon e WordPress. "Estamos trabalhando para que Threads seja em breve compatível com as redes sociais abertas e interoperáveis que acreditamos que podem moldar o futuro da internet", diz um comunicado do produto.

 
Crise do Twitter

O lançamento da Threads acontece num momento de crise do Twitter, que passou a cobrar por contas verificadas e no fim de semana impôs uma limitação na quantidade de postagens que os usuários podem ler, alegando a necessidade de controlar os "níveis extremos" de extração de dados de sua plataforma. Com isso, os usuários começaram a reclamar que não estão conseguindo usar a plataforma como costumavam. Muitos reclamam que alguns recursos ficaram inutilizáveis.

Em contraste, o Threads surge como um serviço gratuito e sem restrições à quantidade de postagens que cada usuário pode ler. "Threads é onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os tópicos de interesse de hoje até o que será tendência amanhã", diz a descrição do aplicativo na App Store.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade