Twitter troca logo do passarinho por cachorro símbolo de criptomoeda
O Twitter matou nesta segunda (3/4) seu característico pássaro azul, trocando-o pela imagem de um cachorro, que é símbolo da criptomoeda Dogecoin.
Novo dono do Twitter desde o ano passado, Elon Musk está envolvido num processo relativo à criptomoeda, e há suspeitas de que a alteração no visual da rede social possa ter relação com isso.
Nesta sexta-feira (31/3), Musk pediu à Justiça para encerrar uma ação judicial de US$ 258 bilhões movido contra ele por um investidor que alega que o bilionário prejudicou investidores e manipulou o mercado com tuítes enganosos sobre a Dogecoin.
O processo foi movido em maio de 2021 pelo investidor em nome de outros compradores de ações da Dogecoin entre fevereiro e maio de 2021. Ele alega que os tuítes de Musk sobre a criptomoeda, incluindo a afirmação de que ele seria o "Dogefather", foram enganosos e causaram danos financeiros.
Tuítes de Musk sobre a Dogecoin no passado fizeram o valor da criptomoeda disparar e cair logo em seguida, o que chamou a atenção de órgãos reguladores. Os advogados do bilionário afirmam que "não há como sustentar a afirmação de que houve fraude por conta das mensagens publicadas no Twitter"
Na moção para encerrar o caso, Musk argumentou que as mensagens eram simplesmente piadas e que ele não tinha a intenção de manipular o mercado. Ele também argumentou que o investidor não tem legitimidade para processá-lo em nome de todos os compradores da Dogecoin.
"Não há nada de ilegal em tuitar palavras de apoio ou imagens engraçadas sobre uma criptomoeda legítima que continua a deter um valor de mercado de quase US$ 10 bilhões", diz a petição dos advogados de Musk. "Este tribunal deve acabar com a fantasia dos queixosos e rejeitar a queixa".
A mudança da imagem fez o valor da criptomoeda saltar de cerca de 8 para 10 centavos de dólar nesta segunda, uma alta de 27% por volta das 16h30 (horário de Brasília), de acordo com o Yahoo! Finance.
O Twitter não se pronunciou sobre a mudança de logotipo, mas Musk fez uma piada com auxílio de um cartum, sem comentar mais nada. Veja abaixo.
A substituição do logo acompanha várias outras mudanças na rede social, como a venda de identificações de verificados, o Twitter Blue.
No fim de semana, todos os selos originais de verificação foram removidos das contas e, agora, eles só poderão ser adquiridos após um pagamento, por iniciativa de Musk para monetizar mais o Twitter.
— Elon Musk (@elonmusk) April 3, 2023