Usuários da Netflix cancelam assinaturas e denunciam novas cobranças ao Procon
Os usuários ficaram furiosos com a decisão da Netflix, que passou a cobrar taxas extras pelo compartilhamento de senhas. Nas redes sociais, os assinantes publicaram reclamações e até ameaçaram deletar seus perfis.
No Twitter, a hashtag "Cancelei" entrou para os assuntos mais comentados nesta quarta-feira (24/5). Dentre as postagens, os internautas afirmam ter acionado o Código do Consumidor e registrado reclamações no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
"A Netflix anunciou ontem que vai cobrar um adicional de R$ 12,90 por mês de usuários que compartilham suas senhas da plataforma com outras pessoas fora de sua residência. Mas a cobrança não pode ser feita porque é abusiva. Por isso, registrei uma reclamação no Procon Recife", afirmou um usuário.
Na mesma postagem, o internauta compartilhou a reclamação aberta no Procon, na qual disse que a cobrança "desconsidera o Código Civil brasileiro (art. 70 e art. 71) e o Código de Defesa do Consumidor (art. 51)". Ele ainda ressaltou que a taxa é "manifestamente excessiva, conforme o art. 39 do Código de Defesa do Consumidor)".
Além da hashtag, o termo "R$ 12,90" disparou na rede social após reclamações sobre a taxa considerada abusiva. Os internautas apontaram que a nova cobrança pode ser denunciada por "venda casada", quando a compra de um produto ou serviço é condicionada pela aquisição de outro.
"Cancelei o plano da Netflix que tive desde 2016. Eu só assinava por conta da minha família (que mora a cerca de 100 km de distância). Meus sobrinhos adoram ver desenhos, mas fica impossível pagar isso. O Brasil é o segundo país com maior número de assinantes e espero que percam tudo", afirmou um perfil.
Por conta da repercussão, o Procon-SP notificou a empresa para prestar esclarecimentos aos assinantes. Segundo o órgão, a Netflix precisa explicar se está adotando um novo critério de cobrança e como funcionará este eventual sistema. A notificação também pretende analisar eventuais infrações.
Em nota, o Procon-SP pediu que os usuários notificados pela Netflix registrem queixas formais no site, caso entendam que a cobrança seja irregular e indevida.
"Somente com a comprovação das mudanças e a formalização das reclamações será possível avaliar se a nova forma de cobrança pelo acesso ou a tecnologia utilizada para controle têm amparo legal no Código de Defesa do Consumidor", explicou Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.
A Netflix anunciou ontem que vai cobrar um adicional de R$ 12,90 por mês de usuários que compartilham suas senhas da plataforma com outras pessoas fora de sua residência. Mas a cobrança não pode ser feita pq é abusivia. Por isso, registrei uma reclamação no Procon Recife. pic.twitter.com/049YNeIDpW
— Marcelo Aprígio (@marceloaprigio_) May 24, 2023
Já que a @NetflixBrasil quer lucrar ainda mais em uma venda pela qual já lucra mais do que devia, quero entender o que de fato estamos comprando com essa cobrança SURREAL de R$12,90 por perfil.
Acionando o @proconspoficial pra entender o por quê de esta conta sair tão CARA. pic.twitter.com/uOy6x6sYrv
— DIAMANTE (@diamantedetona) May 23, 2023
Netflix cobrando taxa extra de R$12,90 por compartilhamento de senha
Eu automaticamente: pic.twitter.com/ZeCmqkvl1G
— Alber Junior (@AlbeJuniior) May 24, 2023
Vou pagar R$12,90 adicional sim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
IPTV NA VEIA 🥰😍❤️ https://t.co/mSiddyyJn5 pic.twitter.com/Cmu5wqpL5P
— Papos (@paposfut) May 24, 2023
Vou pagar R$12,90 adicional sim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
IPTV NA VEIA 🥰😍❤️ https://t.co/mSiddyyJn5 pic.twitter.com/Cmu5wqpL5P
— Papos (@paposfut) May 24, 2023
Sobre essa treta da Netflix cobrar R$12,90, tao achando q aqui e mangue é? pic.twitter.com/7tMsXZnSB8
— enzinhoshow (@enzocrescido) May 24, 2023
Pedi divórcio. Cancelei. Não pago 12,90 se já pago 40 por mês. https://t.co/pRNVNzfhFk
— Fabiana Murray (@fabianamurray) May 24, 2023
cancelei o plano da @netflix que tive desde 2016, eu só assinava por conta da minha família (que mora cerca de 100km de distância) meus sobrinhos adoram ver desenhos mas fica impossível pagar isso, o brasil é o segundo país com maior número de assinantes e espero que percam tudo pic.twitter.com/pDBMxL6w5z
— gi (@tricalleri) May 24, 2023
Eu cancelei pq além de ser a mais cara é a que eu menos vejo, praticamente nunca, e tô junto com a galera em todo tipo de luta que for contra essa capitalismo idiota que vivemos. https://t.co/23ptaqtAuj
— Aquele que estala as pessoa 🤬🌚🚩🏳️🌈 (@V1niciusNunes) May 24, 2023
Sou assinante da @NetflixBrasil a mais de 10 anos. Nunca cancelei minha assinatura desde lá, mas hoje após o anúncio das medidas novas estou cancelando e incentivo todo mundo a fazer o mesmo após essa cobrança extra 12,90 @Netflix_BR pic.twitter.com/wjn5JBT75T
— Argeu (@argeualcantara) May 23, 2023
cancelei a netflix e ela jurou que vai ter próxima vez kkkkkkkkk pic.twitter.com/BjRBvQOohz
— . (@xpogueslife) May 24, 2023