Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo cria climão em especial de axé após alfinetadas de Daniela Mercury em Claudia Leitte

Globo cria climão em reunião de Claudia Leitte e Daniela Mercury, após declarações polêmicas e alfinetadas sobre alteração de letra de canção

17 jan 2025 - 15h23
Compartilhar
Exibir comentários
Após declaração de Daniela Mercury sobre polêmica de Claudia Leitte, Globo reúne cantoras em especial
Após declaração de Daniela Mercury sobre polêmica de Claudia Leitte, Globo reúne cantoras em especial
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

A Globo achou de bom tom reunir Claudia Leitte e Daniela Mercury em um especial de celebração ao Axé Music. As duas terão que dividir o ambiente em uma celebração ao ritmo organizada em prol de seus 40 anos, após uma alfinetada de Mercury na loira. O especial vai ao ar em breve e o palco será o Caldeirão com Mion.

De acordo com Gabriel Vaquer, do F5, a gravação ocorrerá no final deste mês de janeiro. Neste especial, até o momento, serão 18 artistas consagrados se apresentando em dois dias diferentes. O local escolhido foi o Candyall Gheto Square, no bairro Candeal, na capital da Bahia. Uma curiosidade: o ambiente é de Carlinhos Brown. Além das duas, estão previstos Tony Salles, Timbalada, É O Tchan, entre outros.

Claudia Leitte é o nome que se destaca devido à sua mais recente polêmica com a comunidade do axé music: ela tem alterado a letra de Caranguejo, canção do Babado Novo, banda que ela fez parte até 2007, trocando o nome de Iemanjá, orixá da umbanda e candomblé, para Yeshua, nome de Jesus em hebraico. Após muitas críticas e ser acusada de racismo religioso, a loira se pronunciou sem falar o motivo da troca.

"Esse é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial. Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores de jeito nenhum, nem jogá-los ao tribunal da internet".

O Ministério Público da Bahia investiga a alteração da letra e promove, em 27 de janeiro, uma audiência pública para debater a proteção das religiões de matriz africana e impactos de ações que violam o seu patrimônio, em resposta ao trecho que Claudia alterou.

Daniela Mercury se pronunciou sobre o caso. Primeiro, ela afastou rumores de rivalidade, chamou Claudia de amiga e disse que ela "tem o direito de falar do jeito dela, como ela pensa". Mas não deixou de alfinetá-la.

"Nesse caso, é lógico que é mais sensível uma situação de troca, principalmente porque são religiões que historicamente sofrem perseguição, sofrem racismo religioso. Por outros aspectos, não pelo que está acontecendo neste momento ou por pessoas da música. Elas só fazem bem, na maioria das vezes, e até quando não se sentem bem em fazer isso. É uma questão que a pessoa tem que decidir dentro desse contexto"

Após isto, Daniela também disse que não entende o motivo de trocar as palavras usando o fundo religioso como uma justificativa.

"Arte não é religião. Arte é arte. Quando a gente vai cantar, a gente está cantando a cultura da nossa cidade, não estamos falando de um dogma ou uma crença específica. A gente fala de arquétipos, de símbolos da nossa cultura. Então eu não vejo o porquê de não cantar, mesmo que não seja da religião".

A virada mais recente desta história é que Durval Luz e Nino Balla, compositores da música, admitiram ao Portal Leo Dias que pretendem processar a cantora, já que não permitiram a alteração do trecho que Claudia trocou ao vivo, além de entenderem que houve uma intolerância religiosa, já que Leitte é evangélica.

*Texto de Murilo Rocha

Murilo Rocha é estudante de Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Siga o Murilo nas redes sociais: @eumuriloorocha

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade