Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grávida de Taubaté: farsante enganou a Record e foi responsável pelo nascimento da Cobra Judite

O nascimento da Cobra Judite ocorreu por conta de um evento que marcou a TV brasileira conhecido como a Grávida de Taubaté, que completou 13 anos

13 jan 2025 - 15h25
(atualizado às 15h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Grávida de Taubaté, evento marcante da TV brasileira, aconteceu há 13 anos; Cobra Judite 'nasceu' do acontecimento
Grávida de Taubaté, evento marcante da TV brasileira, aconteceu há 13 anos; Cobra Judite 'nasceu' do acontecimento
Foto: Reprodução/Divulgação/Record / Contigo

Há 13 anos, em janeiro de 2012, nascia uma das figuras mais marcantes da cultura pop brasileira: a Grávida de Taubaté. Conhecida pelo apelido, Maria Verônica Aparecida Santos é a farsante que enganou a Record e disse que estava grávida de quadrigêmeas, um caso raríssimo. Quem também participou do evento foi a Cobra Judite, do Balanço Geral, que "nasceu" após a moça ser desmascarada em rede nacional.

O caso foi o seguinte: Verônica surgiu com uma barriga gigantesca, que posteriormente foi descoberta como uma junção de tecidos e silicone para deixar daquele tamanho, e dizia que aguardava quatro meninas: Maria Clara, Maria Vitória, Maria Eduarda e Maria Fernanda. A golpista, inclusive, disse que cada gêmea tinha uma cor para ser identificada: rosa-claro, vermelho, pink e lilás.

Ganhou mídia

Seu caso comoveu e, além de ter recebido atenção da cidade inteira, que fica no interior de São Paulo, a mídia também foi atrás do furo de reportagem. Acontece que a Record conseguiu um momento especial e a levou até o Hoje em Dia, ao vivo, onde ela emocionou os apresentadores e recebeu um enxoval completo, mais fraldas e tudo que tinha direito.

O caso da cobra foi revelado em primeira mão há 7 anos por este colunista que vos escreve, em outro site. A famosa Judite fazia parte dos brinquedos dado pela emissora à falsa grávida. Após ela ser desmascarada por Chris Flores e pela equipe de reportagem, que entrevistou o ginecologista que afirmou que ela nunca esteve grávida, Verônica devolveu absolutamente tudo.

Da noite para o dia

Após a farsa ser comprovada, a equipe do Domingo Espetacular preparou uma reportagem especial para fazer um passo a passo. Em uma das entrevistas, com os vizinhos, uma delas disse que a barriga cresceu "com uma varinha de condão", ou seja, um dia sem barriga, no outro estava gigante, com confirmou as câmeras do prédio que ela morava. Outro ponto que chamou a atenção é que o marido, Kléber Melo, não podia ter filhos, já que fez uma vasectomia.

Muito se perguntou como que aconteceu o famoso "chá de revelação". A reportagem revelou que Verônica, que não admitia que as pessoas colocassem a mão na barriga, para não sentir o amontoado de trapos ao invés de uma barriga, passou mal em um momento em família e os presentes tiveram que a socorrer, pondo fim na farsa.

Imagens roubadas

Para o famoso ultrassom em que ela alegava que as quatro filhas estavam sendo mostradas, Verônica, na realidade, roubou as fotos de uma outra usuária das redes sociais, fez uma montagem e alegou que seria dela. Na reportagem, um perito mostrou, em poucos passos, que ela tinha editado a imagem tirando o nome da mãe verdadeira e que apenas copiou o bebê em quatro espaços diferentes.

A barriga também foi palco: uma autêntica mãe de quatro meninas quadrigêmeas deu depoimento. Segundo a mulher, os cuidados eram um pouco maiores que uma gestação comum e a barriga chegava aos 40 cm, muito menor do que a grávida de Taubaté apresentava. Verônica, inclusive, alegava que não conseguia entrar no box do banheiro por conta da sua circunferência. 

A gravidez dela era tratada como uma supergravidez. Estudos de Oxford, de 2021, apontam que a cada 42 nascimentos, apenas um é múltiplo, e, em geral, apenas dois fetos. Segundo a Associação Americana de Medicina Reprodutiva, apenas 1 em 700.000 gestações são de quadrigêmeos.

O final da farsa

Chris Flores contou em diversas participações de podcasts que conversou com ela nos bastidores do fatídico dia do Hoje em Dia e tentou uma prova de que a gravidez era real. Segundo a jornalista, ela arranjava desculpas, dizia que a barriga estava feia e que consentiu em apresentar o programa, mas notou inconsistência, como a forma que ela agia, andava e não tinham sinais característicos de uma mulher grávida.

Verônica foi desmascarada e respondeu processo por estelionato, encerrado após três anos do caso. A sua defesa justificou que era um suposto caso de gravidez psicológica. O casal sumiu das mídias, da cidade e, em uma última aparição na televisão, foi durante uma reportagem do SBT, em que o marido agrediu a câmera. Desde lá, nunca mais foi vista.

*Texto de Murilo Rocha

Murilo Rocha é estudante de Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Siga o Murilo nas redes sociais: @eumuriloorocha

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade