Han Kang, autora de 'A Vegetariana', ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2024; conheça a sul-coreana
Academia Sueca revelou na manhã desta quinta-feira, 10, a vencedora do mais prestigioso prêmio literário do mundo: a sul-coreana Han Kang, de 53 anos, autora, ainda, de 'Atos Humanos', 'O Livro Branco' e de romance previsto para 2025
A escritora sul-coreana Han Kang ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2024, por "sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana", conforme anunciado pela Academia Sueca. O anúncio foi feito às 8h desta quinta-feira, 10.
Tradicionalmente, os organizadores do prêmio ligam para o escolhido antes do anúncio oficial. Quando recebeu a notícia, a autora estava tendo um dia comum, e tinha acabado de jantar com seu filho. Celebraria em silêncio, tomando chá.
O presidente do comitê do Nobel, Anders Olsson, ressaltou a "empatia física de Han pelas vidas vulneráveis, muitas vezes femininas" de seus personagens. Anna-Karin Palm, membro do comitê de literatura do Nobel, disse que Han escreve "uma prosa lírica intensa que é ao mesmo tempo tenra e brutal, e às vezes também um pouco surrealista".
Han é a primeira sul-coreana a receber o Nobel de Literatura, e a segunda a ganhar um Nobel. Em 2000, o ex-presidente Kim Dae-jung ganhou o Nobel da Paz por seus esforços para restaurar a democracia no país durante o anterior governo militar e melhorar as relações com a Coreia do Norte.
O Nobel de Literatura é concedido a um autor pelo conjunto da obra. Os laureados recebem, além da tradicional medalha e do diploma, o valor de 11 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 5,9 milhões. Os premiados são convidados para participar de cerimônias realizadas no dia 10 de dezembro, que marca o aniversário de morte de Alfred Nobel.
Vida e obra de Han Kang
Nascida em 27 de novembro de 1970 em Gwangju, na Coreia do Sul, Han Kang se mudou com a família para Seul aos 9 anos. Seu pai, Han Sung-won, é professor universitário e romancista, tendo a influenciado. Seu irmão Han Dong-rim também é escritor.
Aos 14 anos, ela já sabia que queria ser escritora. Estudou literatura coreana na Universidade Yonsei e estreou como autora em 1993, publicando poemas em uma revista local voltada para temas de literatura e sociedade. Dois anos depois, lançou o conto Love of Yeosu, passando a se dedicar à prosa. Seu primeiro romance Black Deer (inédito no Brasil), de 1998, é um suspense sobre uma mulher desaparecida.
Han Kang ficou mundialmente conhecida pela obra A Vegetariana, de 2007. O livro, escrito em três partes, acompanha a decisão da protagonista Yeonghye de não comer mais carne, tampouco cozinhar ou servir, por conta de um sonho. A escolha acaba distanciando a mulher das imposições às quais foi submetida pelo marido, a família e a sociedade ao longo da vida.
No Brasil, os romances É a Ales e Trilogia foram lançados no último ano pela Companhia das Letras. Já a Fósforo publicou Brancura e A Casa de Barcos, além da antologia Poemas em Coletânea. Para 2025, a editora prepara Septologia, considerada a maior obra do autor.
Antes dele, a francesa Annie Ernaux, de 84 anos, foi a laureada - em 2022, pela "coragem e agudeza clínica com que ela descobre as raízes, os distanciamentos e restrições coletivas da memória pessoal".
Seus livros, quase sempre breves, mesclam autoficção e sociologia, partindo de experiências pessoais para tratar sobre relações familiares, aborto, violência, direitos das mulheres e preconceito de classe. Sua obra, com títulos como O Lugar, Os Anos e O Acontecimento, vem sendo publicada no Brasil pela Fósforo. / COM AP
Os mais recentes vencedores do Prêmio Nobel de Literatura
- Jon Fosse (2023)
- Annie Ernaux (2022)
- Abulrazak Gurnah (2021)
- Louise Glück (2020)
- Peter Handke (2019)
- Olga Tokarczuk (2018)
- Kazuo Ishiguro (2017)
- Bob Dylan (2016)
- Svetlana Aleksiévitch (2015)
- Patrick Modiano (2014)
- Alice Munro (2013)
- Mo Yan (2012)
- Tomas Tranströmer (2011)
- Mario Vargas Llosa (2010)
- Herta Müller (2009)
- Le Clézio (2008)
- Doris Lessing (2007)
- Orhan Pamuk (2006)
- Harold Pinter (2005)
- Elfriede Jelinek (2004)
- J.M. Coetzee (2003)
- Imre Kertész (2002)
- V.S. Naipaul (2001)