Sinopse

Exibida pela TV Globo entre abril e outubro de 1975, Gabriela foi escrita por Walter George Durst, que adaptou o romance de Jorge Amado em uma novela de 132 capítulos. A história se passa em 1925 em meio à grande seca no Nordeste.

Com dificuldades de manter os animais e as plantações, a população local sai em busca de novas terras e acaba desembarcando em Ilhéus, na Bahia. Entre os novos moradores da região, está Gabriela, que aceita um emprego de cozinheira na casa de Nacib.

Em meio aos trabalhos, a jovem vive uma grande história de amor com o patrão, que apesar de não resistir à sensualidade da cozinheira, não aceita seu comportamento, que varia entre o sensual e o ingênuo.

Enquanto isso, fazendeiros de Ilhéus organizam uma procissão para pedir chuva na região castigada pela seca, o que dá início a uma renovação política e social na região. O cotidiano do interior da Bahia ganha mais vida com outros importantes personagens, como Maria Machadão, Tonico Bastos, Malvina, Zarolha, entre outros.

Além do número reduzido de capítulos, poucas informações sobre o remake de Gabriela foram reveladas, mas Walcyr Carrasco já ressaltou que a nova versão terá mais vantagens, já que em 1975 a ditadura estava atenta a todas as artes. De acordo com o autor, a guerra dos coronéis será melhor abordada desta vez.