A franquia “John Wick” completa 10 anos do primeiro filme, lançado em 2014. Em um painel comemorativo, o ator Keanu Reeves revelou que os esforços para encarnar o protagonista da ação foi bastante exigente.
Foto: Reprodução/Youtube / Flipar
“Tive tantos professores, uma orientação maravilhosa, e trabalhei com tantos atores, atrizes e dublês talentosos... Então, em algumas vezes vomitei (em cena) ou o que quer que seja, mas é isso que torna tudo bom”, afirmou.
Foto: Divulgação / Flipar
Desde o lançamento, “John Wick” já teve três sequências: “John Wick - Um Novo Dia para Matar”, “John Wick 3 - Parabellum”, “John Wick 4: Baba Yaga”. Com isso, tornou-se uma das franquias mais bem-sucedidas do cinema mundial.
Foto: Divulgação / Flipar
Em maio de 2024 foi noticiado que a franquia vai ganhar um novo spin-off, desta vez focado no assassino Caine, interpretado pelo ator chinês Donnie Yen.
Foto: divulgação/lionsgate / Flipar
O personagem, um assassino aposentado e amigo de longa data de John Wick, apareceu pela primeira vez em "John Wick 4: Baba Yaga" (2023) e conquistou os espectadores.
Foto: divulgação/lionsgate / Flipar
O filme será rodado em Hong Kong em 2025 e terá o roteiro escrito por Robert Askins ("The Umbrella Academy"). O diretor da franquia, Chad Stahelski, ficará a cargo da produção.
Foto: Divulgação / Flipar
"Caine é um personagem incrível com um passado assombrado e estou animado para retornar ao papel", disse o ator, em um comunicado.
Foto: Divulgação / Flipar
Esse já é o terceiro spin-off confirmado da franquia, que também conta com a série "O Continental", disponível no Prime Video, e o filme estrelado pela atriz Ana de Armas (foto), "Ballerina", que chega aos cinemas em 6 de junho de 2025.
Foto: reprodução / "Ghosted: Sem Resposta" / Flipar
Embora tenha feito sucesso em "John Wick 4: Baba Yaga", o ator Donnie Yen já é um velho conhecido do cinema de ação. Relembre a carreira dele!
Foto: wikimedia commons Will629 / Flipar
Donnie Yen Ji-dan nasceu em 27 de julho de 1963, em Guangdong, China. Ele é ator, cineasta, produtor, artista marcial, coordenador de dublês e medalhista do campeonato mundial de Wushu (como é chamado o Kung Fu na China).
Foto: wikimedia commons Kinocine / Flipar
Reconhecido como um dos atores mais bem pagos da Ásia, Yen é aclamado por suas contribuições para o cinema de artes marciais, tendo ajudado a popularizar o Wing Chun e elevando o gênero a novos patamares.
Foto: flickr May S. Young / Flipar
Yen se mudou para Hong Kong aos dois anos de idade e, aos 11, para Boston, Massachusetts (foto).
Foto: Imagem de rad0404 por Pixabay / Flipar
Desde cedo, ele se envolveu com as artes marciais, influenciado por sua mãe, Bow-sim Mark (foto), uma mestre de kung fu.
Foto: reprodução youtube / Flipar
Aos 16 anos, Yen retornou à China para treinar no Templo Shaolin, onde aprimorou suas habilidades em Wushu.
Foto: flickr Gary Todd / Flipar
Uma das maiores influências de Yen foram os filmes de Bruce Lee, sucesso nos anos 1970. Além do Wushu, Yen também é treinado em outras artes marciais como Tae Kwon Do, Kickboxing e Boxe. Ele é fluente em cantonês, mandarim, inglês e coreano.
Foto: divulgação / Flipar
A estreia de Yen no cinema ocorreu em 1984, com o filme "Xiao Taiji", cujo enredo é sobre um jovem (Donnie Yen) que aprende Tai-chi (um tipo de luta chinesa tradicional) para vingar a morte do pai e do irmão.
Foto: reprodução / Flipar
Ao longo dos anos 80 e 90, Yen participou de diversos filmes de ação e foi ganhando reconhecimento por suas coreografias inovadoras e acrobacias impressionantes.
Foto: reprodução / Flipar
Nesse meio tempo, ele atuou em vários filmes de destaque como "Perseguição Explosiva" (1989), "Arena do Tigre II" (1990) e "Era Uma Vez na China 2" (1992).
Foto: reprodução / Flipar
Em 1997, Yen dirigiu e estrelou "Lobo: O Assassino", marcando sua estreia como diretor.
Foto: divulgação / Flipar
Com o sucesso crescente em produções chinesas, Yen começou a migrar para o cinema hollywoodiano. Em 2002, ele interpretou o espadachim Snowman no filme "Blade II: O Caçador de Vampiros".
Foto: reprodução / Flipar
No mesmo ano, Yen atuou em "Herói", ao lado de outra lenda dos filmes de artes marciais, Jet Li. O filme foi aclamado pela crítica especializada.
Foto: reprodução / Flipar
A partir de 2008, Yen ganha ainda mais projeção internacional por conta do personagem Ip Man, parte da franquia "O Grande Mestre", que teve quatro filmes.
Foto: reprodução / Flipar
A série retrata a vida do lendário mestre de Wing Chun, Ip Man, e o impacto que ele teve em seus alunos e na comunidade. As performances de Yen foram muito elogiadas pela sua autenticidade.
Foto: divulgação / Flipar
Em 2016, Yen interpretou o personagem Chirrut Îmwe no elogiado "Rogue One: Uma Saga Star Wars".
Foto: reprodução / Flipar
A dedicação de Yen às artes marciais, combinada com seu talento como ator e cineasta, o tornou uma figura inspiradora para muitas pessoas ao redor do mundo.
Foto: reprodução/disney / Flipar
O ator tem três filhos, sendo um com a primeira esposa, com que foi casado por dois anos, e dois com a modelo chinesa Cissy Wang, com quem está junto desde 2003.
Foto: reprodução / Flipar
Em 2012, Yen e a esposa inauguraram a "Go.Asia", uma plataforma online que incentiva pessoas a fazerem trabalho beneficentes em suas comunidades locais. Em 2015, o ator visitou campos de refugiados na Tailândia, levando doações e presentes.
Foto: reprodução youtube / Flipar
Além disso, Donnie Yen é embaixador da "Save the Children", uma instituição de caridade que atua no mundo todo.