Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Juliette se desculpa com Emicida, mas nega plágio: "Imputação de crime"

19 out 2023 - 17h44
(atualizado em 12/4/2024 às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/Juliette / Pipoca Moderna

A cantora Juliette Freire se viu no olho do furacão na quarta-feira (18~10), quando acusações de plágio acompanharam a divulgação de seu trabalho na canção "Magia Amarela", lançada na noite anterior, em parceria com Duda Beat. O cerne da controvérsia era a similaridade visual entre o projeto e o álbum "AmarElo" (2019) de Emicida, o que gerou críticas fervorosas e levou ao cancelamento do projeto.

Por conta da proporção tomada pelo caso, Juliette publicou duas notas de esclarecimento em seu Instagram e, nesta quinta (19/10), postou vídeos em que tratou pessoalmente do assunto. Neles, reforça que sua participação se limitou à interpretação musical, desvinculando-se da criação visual. Ela também compartilhou que teve uma conversa com Emicida e seu irmão produtor, Evandro Fióti.

 

Conversa com Emicida

"Quero reforçar que tudo foi entendido, conversado", declarou Juliette, aparando as arestas com Emicida.

"Conversei pessoalmente e com todo o respeito do mundo com Emicida e Fióti. Não há lados opostos, intenção nenhuma de que pessoas saiam machucadas, enfim, está tudo bem e tranquilo", continuou.

 

Tribunal da internet

Juliette também rebateu outras acusações que vem enfrentando desde que se lançou como cantora, após vencer o "BBB 21". "Depois de tudo esclarecido, começou o tribunal da internet", ela desabafou. "Tem alguns poucos juízes que se auto intitulam juízes e eles determinam quem é artista e quem não é, o que é arte e o que não é, quem é bom e quem não é. Escolhem a cabeça da vez e fazem acusações".

"Já que vocês sabem de tudo, espero que entendam as características de um plágio e que isso é crime, e que imputação de crime também é crime", continuou. A cantora também pediu aos fãs que não acreditassem nas acusações: "Dito isso, não acreditem no que veem na internet. São tantos interesses, há tanta manipulação, vocês não têm noção. Uma coisa é repetida várias vezes para que você coloque isso na sua cabeça".

Em seguida, ela se dispôs a falar individualmente de cada caso citado como suposto plágio, ressaltando que "há uma diferença entre referências e inspirações - que está aí para todo mundo, é de domínio público - e plágio".

Em seguida, a cantora expôs as inspirações para os projetos, para detalhar como se deu o processo criativo de cada um.

 

Explicações

Em relação às semelhanças visuais entre seu vídeo de "Não Sou De Falar De Amor" e clipes de Iza, Juliette explicou a inspiração nordestina, compartilhando sua visão: "Pensei naquelas casas de interior, que têm parede de cal azul e uma foto das pessoas como se fossem pinturas, na casa de nossos avós tem".

Ela também citou a inspiração do filme "Ghost" em "Quase Não Namoro", colaboração com Marina Sena, e defendeu a originalidade dos títulos de suas canções "Doce", "Sei Lá" e "Benzin" que coincidem com músicas da banda Boogarins, afirmando: "Óbvio, qualquer palavra que você colocar, é muito raro não ter uma música com o mesmo nome. Ainda que seja uma inspiração, a música é completamente diferente".

 

Conspiração

Além de defender sua integridade artística, Juliette fez um apelo ao respeito e ao cessar das tentativas de descredibilização. "Parem de tentar descredibilizar o outro. Por favor, parem, vocês não ficarão maiores ou melhores com isso", solicitou a cantora, reforçando a necessidade de um ambiente musical mais respeitoso e menos acusatório.

Vale observar que Manu Gavassi, no caso da estética de "Quase Não Namoro", e os Bugarins também notaram as coincidências. Além disso, não há uma conspiração ou tendência disseminada na mídia de procurar plágios no trabalho de artistas para "descredibilizar". Há cobertura pontual de denúncias e comentários, assim como da defesa e de seus argumentos.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade