Marcelo Rubens Paiva é agredido em bloco: 'Não entendi esse grau de violência'
Escritor participou da celebração ao filme Ainda Estou Aqui, que concorre ao Oscar 2025
O escritor Marcelo Rubens Paiva foi agredido neste domingo (23) durante o desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, no centro de São Paulo. A homenagem ao autor e ao filmeAinda Estou Aqui, baseado em sua história, foi interrompida após objetos serem arremessados contra ele.
O incidente ocorreu quando Paiva entrou no trio elétrico usando uma máscara da atriz Fernanda Torres, que interpreta sua mãe, Eunice Paiva, no filme indicado ao Oscar 2025. Primeiro, uma lata de cerveja foi lançada em sua direção. Em seguida, um homem arremessou uma mochila, que atingiu o rosto do escritor.
Logo depois, o agressor teria mostrado o dedo do meio para Paiva, que, irritado, avançou com sua cadeira de rodas em direção às grades de isolamento.
O momento da agressão contra o Marcelo Rubens Paiva foi flagrado por uma amiga do Maurício Arruda! Que coisa mais absurda! pic.twitter.com/ldkxzWQFpv
— Cesar Calejon (@cesarcalejon1) February 23, 2025
Em entrevista à GloboNews, ele afirmou:
"O cara jogou mochila na cara, não entendi o que aconteceu. Já é meu 16º desfile e nunca fui atacado. Coisa estranha e não entendi o porquê. Jogar uma mochila na cara de um cadeirante, porta-bandeira que quer se divertir, que faz isso há 16 anos, não entendi esse grau de violência. Brasil está difícil e ele não deve ter visto o filme".
Além da agressão a Marcelo Rubens Paiva, o desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta registrou outros incidentes ao longo da tarde. Brigas pontuais ocorreram ao redor do trio elétrico, e em um dos momentos, um folião tentou agredir um funcionário do bloco.
Ainda Estou Aqui
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e retrata a trajetória de sua família durante a ditadura militar no Brasil. A produção concorre em três categorias no Oscar 2025:
- Melhor Filme
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Atriz para Fernanda Torres
Paiva participou do desfile ao lado de suas irmãs e da atriz Alessandra Negrini, em uma celebração que acabou marcada por momentos de tensão. Até o momento, não se sabe a motivação do agressor, e a organização do bloco não se pronunciou sobre o incidente.