Morre aos 75 anos o autor de novelas Gilberto Braga
O carioca, que sofria do mal de Alzheimer, estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro
Gilberto Braga, autor de novelas famosas como Dancin' Days (1978), Vale Tudo (1988) e Paraíso Tropical (2008), morreu nesta terça-feira (26) no Rio de Janeiro, aos 75 anos. Ele foi vítima de uma infecção generalizada, decorrente de uma perfuração no esôfago, e estava internado havia dias no hospital Copa Star, em Copacabana (zona sul).
Braga completaria 76 anos na próxima segunda-feira (1). Ele era casado com o decorador Edgar Moura Brasil - o casamento ocorreu em 2014, mas eles já moravam juntos havia 41 anos.
Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Braga foi crítico de teatro e cinema antes de trabalhar como autor. Ele ingressou na TV Globo em 1972, quando escreveu um 'Caso Verdade'. A primeira novela de sua autoria é de 1974. Com a sequência de sucessos, tornou-se um dos principais autores de novelas do país. Por conta de 'Paraíso Tropical', foi agraciado com o prêmio internacional Emmy.
Que notícia triste sua partida. O Brasil perde um pouco da magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à tv. Obrigada por fazer parte da minha história, Gilberto Braga! Descanse! pic.twitter.com/CQtICmjKLQ
— Paolla Oliveira (@paolla) October 27, 2021
Em 1974, escreveu a novela 'Corrida do Ouro' em coautoria com Lauro César Muniz. Essa foi uma das três parcerias da dupla, sendo as outras duas 'Carinhoso' e 'Escalada'.
Adaptações
Uma das características marcantes da teledramaturgia de Gilberto Braga foi a predileção por adaptações de obras clássicas.
Entre suas principais obras nesse filão, estão as adaptações dos romances 'Helena', de Machado de Assis, e 'Senhora', de José de Alencar, além, é claro, de 'Escrava Isaura', sucesso de 1976 inspirada no livro de Bernardo Guimarães. A novela se tornou uma das mais bem-sucedidas da teledramaturgia nacional.
Acabei de saber que mais um gênio se foi!
Como disse minha querida Zezé Motta, falar de racismo em 1984 na TV aberta, era pra poucos!
Descanse em paz Gilberto Braga! 🙏🏾 pic.twitter.com/Ey1hkeFXHr
— Babu Santana (@BabuSantana) October 27, 2021
Auge
Ainda na década de 1970, Gilberto Braga entrou no principal momento de sua carreira. 'Dancin' Days', de 1978, marcou sua estreia no horário nobre e seu rompimento com as adaptações de obras clássicas da literatura. Curiosamente, 'Dancin' Days' percorreu o caminho oposto: nos anos 1980, a novela foi adaptada para um livro de uma coleção da editora Globo.
Sepultamento
Gilberto Braga será velado a partir do meio-dia desta quarta-feira (27) na capela 2 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio. O sepultamento está marcado para às 16h, em cerimônia restrita a familiares.
"O Gilberto era certamente o sonho de consumo de irmão. Era muito ligado à família, gostava muito de tradições. Sempre foi muito curioso, estudioso, inteligente, e apaixonado por cinema, por música, por cultura, por televisão", diz a irmã Rosa Maria Araujo. "Ele escrevia o que sentia, o que pensava, o que pesquisava."
*Colaborou Marcio Dolzan