Morre aos 81 anos Chas Newby, ex-baixista dos Beatles que se tornou professor
Músico ficou conhecido por ter uma breve passagem pela banda na década de 1960, mas depois abandonou a carreira para se tornar professor
Chas Newby, baixista dos Beatles que teve breve passagem pela banda na década de 1960, morreu aos 81 anos nesta terça-feira, 23. A informação é do jornal britânico Daily Mail. A causa da morte do músico não foi revelada.
O músico era membro da primeira banda de John Lennon, The Quarrymen, e a notícia de sua morte foi anunciada pelo The Cavern Club, em Liverpool, onde os Beatles ganharam destaque no início dos anos 1960.
Um porta-voz escreveu em um post no Facebook: "É com grande tristeza que recebemos a notícia da morte de Chas Newby."
Em seu Twitter, o biógrafo do Beatles, Mark Lewisohn, também comentou a morte do músico e prestou uma homenagem a ele. “Descanse em paz Chas Newby, substituto do Beatles e bom sujeito. Ele substituiu Stuart em algumas datas, quando os Beatles voltaram de Hamburgo pela primeira vez, no final de 1960, incluindo a importante data em Litherland. Mais tarde, ele foi um dos Quarry Men também. Um homem encantador, sempre um prazer encontrá-lo”, escreveu.
RIP Chas Newby, fill-in Beatle and fair chap. He deputised for Stuart on a few dates when the Beatles returned from Hamburg the first time, end-1960, including the momentous Litherland date. Latterly he’s been one of the Quarry Men too. A charming man, always a pleasure to meet. pic.twitter.com/f3EqtlIL3I
— Mark Lewisohn (@marklewisohn) May 23, 2023
John Lennon queria que Chas continuasse em turnê com a banda quando eles foram para a Alemanha Ocidental, na década de 1960. No entanto, Chas recusou a oferta de fazer uma turnê com os Beatles e, em vez disso, voltou para a universidade.
Em entrevista ao Sunday Mercury em 2012, Chas explicou: "A música nunca seria um meio de vida para mim. Eu queria fazer química. 'John, Paul [McCartney] e George [Harrison], eles só queriam ser músicos."
De acordo com o Daily Mail, Chas acabou se tornando professor e sempre destacou que não se arrependia de sua escolha de carreira. "As pessoas às vezes não acreditam em mim quando digo que não me arrependo. Mas eu realmente não me arrependo", disse ele.
Chas também brincou que sua reivindicação à fama foi se tornar o primeiro baixista canhoto dos Beatles e afirmou ao podcast Beatles City: "Peguei um baixo emprestado de um cara chamado Tommy McGuirk, mas é claro que Tommy era destro, então peguei este baixo e não é tão difícil quanto parece, mas apenas toquei de cabeça para baixo."