Morre psicanalista Roosevelt Cassorla, autor de estudos e livros sobre suicídio
Professor e autor tinha 79 anos; entre suas principais obras estão 'O Psicanalista, o Teatro dos Sonhos e a Clínica do Enactment' e 'Estudos sobre Suicídio: Psicanálise e Saúde Mental'
Morreu nesta terça-feira, 23, o psicanalista Roosevelt Cassorla, aos 79 anos. Sua trajetória foi marcada pela autoria de sete livros e inúmeras publicações nas áreas de psicanálise clínica, psicanálise aplicada e psicologia médica. A notícia foi dada através das redes sociais do professor e a causa da morte não foi informada.
Referência na profissão, foi Analista Didata das Sociedades Brasileiras de Psicanálise em São Paulo e Campinas, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), membro do College International Journal of Psychoanalyis e colaborador do dicionário enciclopédico da International Psychoanalytic Association.
Em nota a SBPcamp lamentou a morte de seu Membro Efetivo e prestou condolências aos "familiares, amigos e colegas" do professor.
Cassorla nasceu na cidade de Temuco, no Chile, mas emigrou para São Paulo quando tinha 7 anos de idade. Ele se formou pela Escola Paulista de Medicina em 1968.
Ele era autor da editora Blucher e conhecido por seus estudos sobre suicídio. Seus trabalhos científicos foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, e outros idiomas. Entre suas principais obras estão O Psicanalista, o Teatro dos Sonhos e a Clínica do Enactment e Estudos sobre Suicídio: Psicanálise e Saúde Mental.
Cassorla recebeu Sigourney Award for Outstanding Achievement in Psychoanalysis 2017, pelo conjunto de suas contribuições à psicanálise.