Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

9 clássicos da bossa nova para tocar no violão

Você ama música brasileira, já toca um pouco de violão e não vê a hora de ampliar o seu repertório? Então, este é o momento ideal para você aprender os maiores clássicos da bossa nova! O estilo criado pelo genial João Gilberto trouxe uma batida inédita na história da música, além de muitas outras coisas […] The post 9 clássicos da bossa nova para tocar no violão appeared first on Cifra Club.

14 fev 2022 - 11h59
Compartilhar
Exibir comentários

Você ama música brasileira, já toca um pouco de violão e não vê a hora de ampliar o seu repertório? Então, este é o momento ideal para você aprender os maiores clássicos da bossa nova!

João Gilberto, o criador da bossa nova, cantando e tocando violão em show (Foto/Reprodução/Internet)
João Gilberto, o criador da bossa nova, cantando e tocando violão em show (Foto/Reprodução/Internet)
Foto: Cifra Club

O estilo criado pelo genial João Gilberto trouxe uma batida inédita na história da música, além de muitas outras coisas legais. Dentre elas, está sua harmonia refinada, cheia de extensões como sétimas, sextas e nonas, inversões de acordes etc.

Logo, ao estudar essas canções, você estará dando um grande passo rumo ao próximo nível no violão! Vamos nessa?

Como tocar os clássicos da bossa nova mais apreciados?

Na nossa lista, você vai encontrar as canções que todos os amantes do gênero conhecem e adoram ouvir. Temos músicas dos artistas mais marcantes da bossa nova. Vamos aos clássicos da bossa nova:

Minha Namorada — Vinicius de Moraes

Abrindo a seleção, temos Minha Namorada, cujo maior desafio é conhecer os acordes, que são mais de 30. Aliás, qualquer erro na digitação deles pode acabar comprometendo o resultado da música. Mas, se você quer se desenvolver no violão e gosta da composição, vale a pena estudar os shapes com carinho!

Ao mesmo tempo, há outros elementos fáceis na música. A batida de bossa nova, por exemplo, pode ser a mais simples possível. Ainda assim, a canção soará bem. Além disso, a troca de acordes acontece quase sempre de forma lenta, o que ajuda até mesmo o violonista mais experiente.

O Barquinho — Nara Leão

A versão da cantora Nara Leão para O Barquinho não é tão complicada. Assim, pode ser tocada por violonistas intermediários e até mesmo por alguns iniciantes. São 11 acordes, o que não costuma ser muito para as obras do gênero. Além disso, a troca entre eles não é tão rápida, e há só uma pestana

Ainda assim, se você tiver dificuldade com algum shape, use a nossa ferramenta "variar acorde" na página da cifra da canção. Ela aparece quando você passa o mouse por cima de qualquer acorde, e mostra outros desenhos que você pode fazer. Uma mão na roda!

Wave — Tom Jobim

Wave é um dos maiores clássicos da bossa nova e da música brasileira como um todo. Para tocá-la, é legal dedicar um pouco mais de tempo e paciência à introdução. Apesar de ter apenas dois acordes, a mudança entre eles acontece em momentos não tão óbvios.

Fora isso, se você já tiver um bom domínio dos acordes com dissonâncias, típicos da bossa nova, você não terá grandes dificuldades. Veja a videoaula completa do Cifra Club para agilizar seus estudos:

O Pato — João Gilberto

A clássica O Pato, de João Gilberto, apesar de ter algumas passagens rápidas entre os acordes, possui outras posições que permanecem por bastante tempo. Assim, especialmente no início da música, há o risco de a harmonia ficar um pouco monótona. Mas há uma dica legal para esse momento.

Uma saída que pode incrementar esses trechos é a alternância de baixos. Em outras palavras, você pode fazer com que a nota mais grave do violão varie dentro de um mesmo compasso. O acorde D6(9), por exemplo, pode ser alternado com o D6(9)/A. Tente fazer dessa forma e perceba como o ritmo fica bem mais swingado.

Samba em Prelúdio — Vinicius de Moraes

Há versões de Samba em Prelúdio que começam de uma forma mais livre. Se quiser aproveitar essa ideia, você pode, por exemplo, usar o trecho inicial para fazer a melodia também no violão ou para criar dedilhados diferentes. É muito legal para treinar e se desenvolver no instrumento!

Quando entrar na batida, fique atento às mudanças dos shapes. Isso porque há uma boa mistura de compassos com dois acordes e compassos com um acorde só. Por isso, talvez seja uma cifra um pouco complicada de ser tocada de primeira. Mas, com dedicação, logo você pega o jeito!

Garota de Ipanema — Tom Jobim

Para tocar qualquer bossa nova é legal usar uma certa "malandragem" na execução do ritmo. Com o hino Garota de Ipanema não é diferente. O ritmo básico é bem simples, como você pode ver no início da videoaula abaixo.

No entanto, você verá sugestões interessantes para fazer variações na batida. Sua interpretação vai soar muito mais rica. Essa não pode faltar no seu repertório de clássicos da bossa nova, hein!

Águas de Março — Tom Jobim

Em Águas de Março, encontramos uma grande quantidade de acordes não conhecidos pelo iniciante. Além disso, algumas trocas entre eles são rápidas. Logo, você precisa ter uma intimidade razoável com o estilo para tocar a canção.

Agora, mesmo que você já tenha o hábito de fazer acordes desse tipo, a videoaula abaixo pode lhe ajudar em vários momentos. Nela, são mostrados os shapes mais adequados para a progressão, além de sugerir fôrmas diferentes para o mesmo acorde. Assim, você poderá fazer a mudança entre os desenhos de forma mais natural, sem precisar de grandes "saltos" no braço do violão. Confira:

Chega de Saudade — João Gilberto

À primeira vista, a quantidade de tabs que você verá em Chega de Saudade pode assustar. Mas essa impressão deve passar em pouco tempo. Inicialmente, você deve usá-las para desenvolver o ritmo da bossa nova, mas com o tempo você não precisará mais recorrer a elas.

Isso porque, conforme você for se desenvolvendo, poderá usar sua sensibilidade para variar um pouco o ritmo no decorrer da canção. Dessa forma, o resultado soará muito mais natural e com swing. Confira mais uma videoaula de ponta aqui do Cifra Club:

Desafinado — Tom Jobim

Aqui você encontra a cifra de um arranjo super completo de Desafinado, voltado para o estudante avançado. Aliás, essa harmonia conta com mais de 50 acordes. Ou seja, você pode utilizá-la para uma versão instrumental, sem voz, fazendo o chamado chord melody.

No entanto, caso você ainda seja iniciante, também é possível tocar a canção. Para isso, você pode excluir as dissonâncias dos acordes que não conhece. Assim, um F pode ser tocado no lugar de um F7+, por exemplo. Você perde um pouco da caracterização da bossa nova, é verdade, mas já é possível curtir um pouco da música.

Que tal tocar violão ainda melhor? Se você quer se desenvolver ainda mais no violão, além de entender melhor esses acordes cheios de dissonâncias dos clássicos da bossa nova, venha para o Cifra Club Academy!

Você vai encontrar, por exemplo, aulas de violão e de teoria que irão deixar a sua execução muito mais fluida e completa. Tudo isso com os melhores professores e um excelente custo-benefício. Assine agora mesmo!

The post 9 clássicos da bossa nova para tocar no violão appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade