Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

9 sambas fáceis de tocar no violão

Talvez você já tenha percebido que encontrar sambas fáceis de tocar no violão não é muito simples, não é? De fato, a maioria dos sambas conta com uma boa quantidade de acordes, várias pestanas ou mesmo dedilhados complicados para quem está começando a tocar. Mas há algumas exceções que permitem ao iniciante começar a praticar […] The post 9 sambas fáceis de tocar no violão appeared first on Cifra Club.

26 mar 2022 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

Talvez você já tenha percebido que encontrar sambas fáceis de tocar no violão não é muito simples, não é? De fato, a maioria dos sambas conta com uma boa quantidade de acordes, várias pestanas ou mesmo dedilhados complicados para quem está começando a tocar.

O lendário Martinho da Vila é autor de alguns sambas fáceis de tocar (Foto/Reprodução/Internet)
O lendário Martinho da Vila é autor de alguns sambas fáceis de tocar (Foto/Reprodução/Internet)
Foto: Cifra Club

Mas há algumas exceções que permitem ao iniciante começar a praticar esse estilo tão consagrado da música brasileira. Sabendo disso, o Cifra Club decidiu facilitar o seu caminho e trazer algumas dessas opções para você. Vamos conhecê-las?

Como tocar os melhores sambas fáceis no violão?

Em nossa lista, você encontrará músicas com poucos acordes, não muito rápidos e com poucas ou nenhuma pestana. Além disso, mesmo que essas canções possam pertencer a estilos diferentes de samba, você pode utilizar sempre a mesma levada na mão direita (no caso dos destros). 

Aliás, uma delas é super simples, e é ensinada na videoaula abaixo. Ao mesmo tempo, você já pode ir conhecendo as canções da nossa lista. Enfim, vamos aos melhores sambas fáceis de tocar no violão!

Malandragem dá um Tempo — Bezerra da Silva

Para tocar Malandragem dá um Tempo, você precisará de apenas quatro acordes. Ainda assim, é necessário se atentar aos dois shapes com pestana: Bm7 e F#7.

Você pode utilizar a nossa ferramenta de "variar acorde", na página da cifra da música. Dessa forma, você verá opções sem pestanas para executar os dois acordes. Contudo, a dedicação será, da mesma forma, maior com esses shapes.

Casa de Bamba — Martinho da Vila

Essa é moleza! Casa de Bamba possui cinco acordes e nenhum deles tem pestana. Aliás, você pode até mesmo tocar a canção apenas com shapes básicos, sem as extensões que aparecem na cifra, como sextas e sétimas. Inclusive, esta é a regra de ouro: se você não souber fazer alguma extensão, você tem a opção de omiti-la.

Por exemplo, podemos citar o acorde que abre a canção, o G6. Se preferir, omita a sexta e fique apenas com o G. Mas não se acostume, ok? É legal que daqui a pouco você saiba tocar acordes com extensões e músicas com pestana também.

Devagar, Devagarinho — Martinho da Vila

Clássico de Martinho da Vila, Devagar, Devagarinho tem apenas três acordes, sendo nenhum com pestana. Aqui no Cifra Club você encontra ela no tom de D, que não é o mesmo cantado pelo Martinho.

Mas você pode tocá-la no tom original e, da mesma forma, permanecer sem fazer nenhuma pestana. Para isso, basta colocar o capotraste na terceira casa e utilizar os mesmos acordes. Super simples!

O Mar Serenou — Clara Nunes

Vai ser difícil achar uma boa desculpa para não tocar O Mar Serenou, hein? Essa é um dos melhores sambas para tocar no violão e, além disso, são apenas quatro acordes, mais uma vez sem pestana.

Agora, se você quiser incrementar um pouco a harmonia, uma dica é alternar a nota mais grave do acorde com outra, no mesmo compasso. Assim, por exemplo, você pode alternar o D com um D/A, fazendo o baixo ora na quarta corda, ora na quinta. Experimente!

Bagaço da Laranja — Zeca Pagodinho

Para tocar Bagaço da Laranja, você precisa de apenas quatro acordes, todos sem pestana. A troca entre eles pode parecer um pouco rápida em alguns momentos, mas nada que você não consiga dominar com um pouco de treino. Comece bem devagar e vá acelerando com o tempo.

Uma boa dica para isso é usar um metrônomo, que ajuda bastante neste início de jornada com o violão. Com isso, não se esqueça que o samba tem duas batidas por compasso. Então, que tal baixar o aplicativo do metrônomo do Cifra Club para te ajudar nessa?

Caviar — Zeca Pagodinho

Apesar de Caviar ter sete acordes, uma quantidade que pode chamar a atenção dos iniciantes, ela tem apenas uma pestana, no G7. Ainda assim, você pode tranquilamente trocar esse shape por outro, na ferramenta "variar acorde".

Outra dica, que você pode seguir nos outros sambas também, é levantar levemente a mão esquerda (no caso dos destros) de vez em quando. Você deve fazer isso logo após tocar o acorde com a mão direita. O resultado é uma execução muito mais cheia de swing. É preciso um pouco de treino, mas você consegue!

Dança Da Solidão — Paulinho da Viola

A versão de Paulinho da Viola para Dança Da Solidão é super simples e tem apenas cinco acordes, todos sem pestana. O pequeno desafio para o iniciante que só conhece os acordes básicos é acrescentar o Bm7(-5), mas que também é moleza.

Se você tiver os ouvidos afiados, perceberá que o violão faz algumas alternâncias no baixo, assim como sugerimos anteriormente. Essa é uma ótima saída para dar uma encorpada na sua execução!

Zé Tambozeiro — Grupo Revelação

Zé Tambozeiro tem apenas quatro acordes, sendo dois deles com pestana. Na verdade, o Gm também pode ser tocado sem o recurso, bastando, mais uma vez, usar a ferramenta "variar acorde".

No comecinho da música, os instrumentos não têm um andamento definido, e você pode dedilhar o violão na velocidade que achar melhor. Ou seja, você ainda não vai fazer a levada de samba, mas sim puxar o próximo acorde na hora em que desejar. É o chamado ad libitum, expressão que vem do latim e significa "à vontade". Legal, não é?

Apaga o Fogo, Mané — Adoniran Barbosa

A bela canção de Adoniran Barbosa, Apaga o Fogo, Mané, tem seis acordes e duas pestanas. Ou seja, ainda que a música seja fácil de tocar, talvez ela exija um pouco mais dos iniciantes. 

Se a troca de acordes parecer rápida para você, não se desespere. Utilize o metrônomo e comece tocando a música devagarzinho, para ir acelerando aos poucos. Saiba que, se quiser tocar cada vez melhor, é preciso de uma boa dose de paciência!

Hora de conhecer o Cifra Club Academy!

Estudar sambas fáceis de tocar no violão, com poucos acordes e pestanas, é excelente para dar aquele estímulo em quem está começando. No entanto, é fundamental que você progrida no instrumento e aprenda a tocar violão bem, concorda?

Portanto, que tal conhecer os cursos do Cifra Club Academy? Você estudará com os melhores professores no conforto de sua casa. Ademais, tudo isso é por um valor que cabe no seu bolso. Não deixe esta oportunidade passar!

The post 9 sambas fáceis de tocar no violão appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade