Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A banda brasileira de rock que ajudou estudantes a tirar notas altas no Enem

Redação com temática "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" rendeu menções diversas ao Black Pantera

16 jan 2025 - 11h20
Compartilhar
Exibir comentários
Enem - Exame Nacional do Ensino Médio
Enem - Exame Nacional do Ensino Médio
Foto: Foto reproduzida do site gov.br / Rolling Stone Brasil

Notório pelas letras de temática antirracista, o Black Pantera já havia surpreendido o público ao revelar que vários fãs haviam citado suas músicas na redação da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada em novembro último. Agora, a banda compartilhou relatos de pessoas que obtiveram boas notas ao mencionar sua obra no texto dissertativo-argumento, cujo tema era "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

Black Pantera -
Black Pantera -
Foto: divulgação / Rolling Stone Brasil

Em publicação no Instagram, o trio mineiro de crossover thrash formado por Charles Gama (voz e guitarra), Chaene da Gama (voz e baixo) e Rodrigo Augusto (bateria) divulgou em imagem uma série de mensagens de fãs. Há declarações como:

"Citei [a música] 'Perpétuo' na redação do Enem e tirei 940, vocês são inspiração demais!"
"Fala rapazeada, usei [a música] 'Legado' na redação do Enem e tirei 960... somos todos filhos de Zumbi. Muito obrigado pela música e todo o trabalho de vocês, ele faz diferença!"
"Tirei 940 na redação do Enem usando vocês de repertório! Foi a minha maior nota em uma redação. Obrigada por tudo."
"Citei [a música] 'Candeia' e foi minha melhor nota de todas as redações que fiz! Se conseguir vaga na faculdade que quero, minha pele vai receber o símbolo do single! Obrigado demais!"

A banda demonstrou felicidade por ter colaborado com os estudantes. Na legenda da publicação, eles afirmam:

"Sobre REPRESENTATIVIDADE PRETA, ANCESTRALIDADE, ORGULHO e muito CORRE. Aos CANDIDATOS que usaram nossa arte como referência, GRATIDÃO ETERNA. Aos PROFESSORES que sempre aplicam nossas músicas, MUITO OBRIGADO."

Em novembro, ao revelar a quantidade de internautas que declararam tê-lo citado, o grupo havia dito pelo Instagram (via site Igor Miranda):

"Quando sua arte é luz para muita gente. Não temos dimensão, às vezes, mas hoje foi um dia e tanto. Obrigado aos candidatos, tantos jovens que relacionaram nossas músicas a esse tema, essa pauta tão importante. Esperança em dias melhores e mais iguais. Educação antirracista." 

Black Pantera atualmente

O Black Pantera segue em turnê de divulgação do álbum Perpétuo (2024), seu quarto álbum de estúdio — e escolhido o segundo melhor disco nacional de 2024 pela Rolling Stone Brasil. O próximo compromisso é na cidade natal do trio mineiro, Uberaba, com show em formato acústico no Teatro Sesiminas, neste sábado (19). Há ingressos à venda no site Bileto Sympla.

No dia 25, eles tocam na festa de inauguração da Burning House, em São Paulo, junto de Ratos de Porão, Gritando HCGrinders e Thiago DJ. Os ingressos já estão esgotados.

No dia 31, dividem o palco com a Nervosa, banda greco-brasileira de thrash metal, em apresentação no Circo Voador, Rio de Janeiro. Entradas podem ser adquiridas no site Eventim.

Já em fevereiro, entre os dias 26 e 28, viajam para Guadalajara, no México, para compor a programação do festival Fim GDL. Mais informações no site fimguadalajara.mx.

+++ LEIA MAIS: Os melhores discos de rock de 2024 segundo crítico da Rolling Stone Brasil

+++ LEIA MAIS: T-Pain reflete sobre racismo no country e revela medida tomada com suas composições

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram

+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade