A banda punk que é a maior inspiração de Thurston Moore (Sonic Youth)
Abordagem minimalista de seus ídolos transcendeu todas as crenças do músico sobre o que uma grande banda de rock poderia ser
Muito influente no segmento alternativo, o Sonic Youth foi responsável por introduzir uma série de técnicas experimentais ao rock. A história da banda também é marcada por ter ajudado o Nirvana a conseguir contrato com uma grande gravadora. Mas quem serviu como inspiração para eles?
No caso do guitarrista e vocalista Thurston Moore, a resposta pode ser encontrada nos primórdios do punk. O músico cresceu ouvindo os álbuns do seu irmão mais velho, porém uma certa banda de Nova York mudou tudo no seu mundo: Ramones.
Em entrevista à Uncut (via Guitar), ele comentou:
Eu fiquei embasbacado, eles transcendiam tudo que uma grande banda de rock podia ser, só usando acordes de pestana. O minimalismo me atraiu a tal ponto que eu pensei: 'isso é o que eu quero fazer'."
Nascido e criado em Connecticut, Moore se mudou para Nova York em 1976 após abandonar a faculdade. Logo ele se imergiu na cena punk local, que lhe deu uma direção na vida. Em entrevista à plataforma Tidal, ele descreveu o ambiente:
Era um mundo completamente novo, uma nova identidade musical que era uma opção para cultura jovem, e era bem marginalizada."
Nascimento do Sonic Youth
Após fazer parte de algumas bandas da cidade, Thurston Moore começou a tocar com a orquestra de guitarras do compositor experimental Glenn Branca. Lá, ele formou uma amizade com Lee Ranaldo, uma figura também presente na cena. Os dois tinham um interesse comum em afinações alternativas.
Thurston estava em um grupo com sua namorada, Kim Gordon. Os dois convidaram Ranaldo a se juntar a eles. Nasceu então o Sonic Youth.
Hardcore
Nem só de Ramones vive uma pessoa. No caso de Thurston Moore, foi preciso encontrar outras maneiras de se motivar na cena punk depois de um tempo.
A explosão inicial do movimento foi curta e terminou de maneira trágica — com o fim do Sex Pistols e a morte de Sid Vicious. Todavia, uma nova onda provocada pelo hardcore renovou o interesse do músico.
Em entrevista à Rolling Stone EUA, Moore destacou principalmente o Minor Threat e a cena de Washington D.C. Ele contou:
Esses garotos de D.C. abraçaram os aspectos raiz do punk rock, como os Ramones e os Sex Pistols. Eles criaram a própria cena e a música em torno dela. Se livraram das armadilhas, como encher a cara e ser irresponsável."
Moore fez muitos elogios em particular à postura de Ian MacKaye. O líder do Minor Threat, posteriormente membro do Fugazi, foi um dos pioneiros da cultura straight edge — que prega abstinência de álcool e drogas, assim como uma postura responsável para com mulheres.
Colaborou: Pedro Hollanda.
+++LEIA MAIS: "Nunca vi como o show final", diz Thurston Moore sobre Sonic Youth no SWU