A-ha celebra 40 anos com hit atrás de hit em SP
Banda norueguesa desembarcou com a turnê do disco de estreia
O A-Ha subiu ao palco do Espaço Unimed, em São Paulo, nestes 18 e 19 de julho, com o jogo ganho - ingressos esgotados há anos (por conta da pandemia), para tocarem para uma das platéias que mais os celebra em 40 anos de atividade e apresentarem a íntegra de um de seus álbuns mais queridos, "Hunting High and Low". A vitória se concretizou. Não exatamente por goleada, mas com sobra.
Morten Harket (vocalista), Magne Furuholmen (tecladista) e Påul Waaktaar (guitarrista) possuem muitos, mas muitos mesmo, hits nestas quatro décadas de música. Tanto poderiam ter escolhido o disco de estreia, de 1985, como o fizeram, quanto "Scoundrel Days"(86) ou "Stay on These Roads" (88), já que formam a trinca de ouro, principalmente no gosto brasileiro.
Possivelmente selecionaram o primeiro para deixar aberta a janela de fazerem os seguintes também. Mas isso é especulação, e fato é que a música deles para ser apresentada em espaço grande como o Unimed demanda exigência física dos músicos.
E esse é o ponto neutro da apresentação.
Os três estão na faixa dos 60 anos. E ou não tem mais o vigor devido ou simplesmente escolheram usar o palco de maneira mais intimista, independentemente do tamanho da plateia.
Os beats baixaram e não dá para comparar, por exemplo, com shows antológicos que fizeram no Brasil, como na primeira vez que vieram e tocaram no então Parque Antarctica, em 1988, ou no segundo Rock in Rio, em 91.
Mas com esse desconto, é muito bom escutar as melodias da banda ao vivo, sem apelo de voltagem.
Não foram exatamente na ordem correta do álbum, do contrário tocariam de cara o maior hit da história da banda, "Take on Me".
Aqueceram com "Sycamore Leaves", do disco de 1990, "East of the Sun, West of the Moon", emendaram "Swing do Things", do segundo álbum, uma cover de Carole King, "Crying in the Rain", "Forrest for the Trees" e aí sim "Hunting High and Low" da segunda à décima faixa.
Colaram quatro sucessos de "Scoundrel Days"- "We're Looking for the Whales", "Cry Wolf", "I've Been Losing You"e "The Living Daylights"e foram para o backstage, esperar pela volta olímpica, que veio com "Take on Me" no bis.