A impressionante doação de Ney Latorraca após sua morte: "está no testamento"
Ator faleceu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, em decorrência de uma sepse pulmonar; ele lutava contra um câncer descoberto na próstata
Falecido nesta quinta-feira (26) aos 80 anos, Ney Latorraca não deixou filhos. O ator era casado desde 1995 com o colega de profissão Edi Botelho — e cogitou ter seus rebentos, mas disse em entrevistas que deixou isso de lado.
Dessa forma, ele estabeleceu em testamento que sua herança seria destinada a instituições de caridade. O artista deixou quatro apartamentos em áreas nobres de São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo a Folha F5, um deles era onde Ney morava. Fica localizado em um dos "Maestros", nome dado a quatro prédios luxuosos com nomes de regentes (como Villa-Lobos e Stravinsky), sobre a orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio. Na mesma área, ele tinha um apartamento no Jardim Botânico e outro na divisa entre Copacabana e Ipanema. Por fim, na capital paulista, tinha um que descrevia como "pertinho do prédio do FHC [Fernando Henrique Cardoso]".
Em entrevista no período de pandemia a Cleo Guimarães, para a Veja Rio (via Folha F5), Latorraca revelou os destinos de cada apartamento.
"Um vai para a ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), o outro para o Retiro dos Artistas. Os outros dois, um fica para o Grupo de Apoio às Crianças com Aids, de Santos, e mais um para um grupo dedicado às vítimas da hanseníase."
Como mencionado, a decisão foi estabelecida de modo formal. "Botei no meu testamento que vou doar os quatro. [...] Está tudo no meu testamento. Fiz questão", disse.
Ainda segundo Ney, investir em imóveis foi o que lhe deu segurança para quando estava em idade avançada. Ele afirmou:
"Adoro pagar uma conta em dia, é coisa de filho de gente pobre. Eu já fui bem pobre e só comecei a ganhar dinheiro mesmo nos anos 80, com a peça Irma Vap."
A morte de Ney Latorraca
Ator e diretor, conhecido por produções como Vamp, TV Pirata e muitas outras, Ney Latorraca morreu, na manhã desta quinta-feira (26), aos 80 anos. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, desde o último dia 20 de dezembro, para tratar um câncer de próstata. Segundo informações do G1, ele faleceu em decorrência de uma sepse pulmonar.
Latorraca foi diagnosticado com o tumor em 2019. Na ocasião, o ator chegou a passar por cirurgia e retirou a próstata, mas o problema de saúde acabou voltando em agosto deste ano, já em metástase.
Informações sobre o velório e o enterro ainda não foram publicadas.
Filho de artistas, Antônio Ney Latorraca nasceu em 25 de julho de 1944, em Santos (SP). Como observado pela Agência Brasil, sua carreira começou quando tinha seis anos, com participações na Rádio Record.
Sua estreia no teatro ocorreu aos 19 anos, na peça Pluft, O Fantasminha, de Maria Clara Machado. Passou pelas emissoras Tupi, Cultura, Record e SBT, mas foi na Globo, onde estreou em 1975, que fez alguns dos personagens memoráveis da televisão: o Barbosa, do programa de humor TV Pirata, e Vlad, da novela Vamp.