A lenda do heavy metal com quem Jimmy Page recusou parceria
Guitarrista do Led Zeppelin sequer teria retornado ligações; repercussão da negativa foi tamanha que ele precisou se manifestar
Nos últimos anos, Jimmy Page se tornou bastante recluso em relação a trabalhos na música. O guitarrista de 81 anos fez rara aparição na edição 2023 do Rock and Roll Hall of Fame, tocando em um tributo a Link Wray, mas parou por aí. Uma década antes, ele chegou a anunciar que montaria uma nova banda e executaria material de toda a sua trajetória — incluindo Led Zeppelin —, o que não aconteceu.
Não é de se surpreender, portanto, que o inglês tenha recusado um convite feito por outro ícone do rock para participar de seu álbum. Trata-se de Ozzy Osbourne, que tentou trazê-lo para uma participação em Patient Number 9 (2022), sem sucesso.
A ideia do cantor do Black Sabbath era reunir o que se chama de "santíssima trindade" dos guitarristas britânicos que fizeram parte do icônico grupo Yardbirds na década de 1960. Além de Page, compuseram o grupo Eric Clapton e Jeff Beck, este falecido no início de 2023.
Clapton e Beck aceitaram a proposta, mas o eterno integrante do Led Zeppelin preferiu não se envolver. A revelação foi feita por Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers que também participou do disco.
A repercussão da notícia foi tamanha que o próprio Jimmy Page, avesso a entrevistas nos últimos tempos, precisou sair das sombras para se manifestar à Classic Rock (via site Igor Miranda). Na ocasião, explicou por que não topou colaborar com o Madman. Inicialmente, disse:
"Há várias coisas em que estou trabalhando. Não é apenas uma e não quero nem dar alguma dica, porque se o fizer começam as especulações e acabarei sendo mal interpretado."
Além disso, havia restrições causadas pela pandemia de covid-19 no momento em que o trabalho foi gravado. Page não é do tipo que gosta de trabalhar de forma remota, então, preferiu deixar passar a oportunidade.
"Eu nunca serei uma daquelas pessoas que gravam sozinhas e enviam um arquivo para alguém online. Entrei na música para interagir, tocar junto."
Jimmy Page deixou Ozzy Osbourne no vácuo
Fato é que, de acordo com Ozzy Osbourne, Jimmy Page sequer teve a preocupação de recusar o convite. O vocalista disse à Metal Hammer (via site Igor Miranda), também em 2022, que o guitarrista do Led Zeppelin não retornou suas ligações.
"Eu nem sei se ele ainda toca, mas pensei que pegar Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page significa ter os maiores guitarristas do planeta. Mas nunca obtive resposta. Talvez ele tenha perdido seu telefone ou algo assim!"
O timaço que participou
Apesar da recusa de Jimmy Page, Ozzy Osbourne contou com um time de peso em Patient Number 9. Os já mencionados Eric Clapton e Jeff Beck colaboraram com "One of Those Days" e a faixa-título, respectivamente.
Participaram ainda os guitarristas Tony Iommi (Black Sabbath), Zakk Wylde, Mike McCready (Pearl Jam) e Josh Homme (Queens of the Stone Age), os baixistas Duff McKagan (Guns N' Roses), Robert Trujillo (Metallica) e Chris Chaney (AC/DC, ex-Jane's Addiction) e o saudoso baterista Taylor Hawkins (Foo Fighters), além do anteriormente citado Chad Smith também com as baquetas em mãos. Andrew Watt assume a produção e também toca guitarra, baixo, teclado, piano e bateria.
Patient Number 9 venceu o prêmio de Melhor Álbum de Rock na 65ª edição do Grammy Awards. O trabalho foi promovido com os singles "Degradation Rules", "Nothing Feels Right", "One of Those Days", "A Thousand Shades" e a faixa-título.
+++ LEIA MAIS: O projeto de Jimmy Page que deixou Robert Plant mordido de ciúmes
+++ LEIA MAIS: A banda dos anos 90 que deixou Jimmy Page emocionado
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram