A música que ajudou a tirar Steven Adler do Guns N' Roses
Baterista dos primeiros trabalhos da banda desenvolveu vício em heroína e demorou anos até ficar sóbrio — o que lhe custou seu trabalho
A demissão de Steven Adler do Guns N' Roses, em 1990, teve como episódio chave a gravação de uma música bastante celebrada da banda. "Civil War" é a única faixa presente no álbum Use Your Illusion II (1991) a ter bateria gravada pelo integrante, responsável anteriormente por Appetite for Destruction (1987) e Lies (1988).
Acredita-se que a canção tenha sido gravada em dezembro de 1989. Foi a primeira a ser registrada das sessões que dariam origem ao combo de discos Use Your Illusion.
Segundo relatos dos próprios integrantes, Adler — à época imerso no vício em drogas — precisou de aproximadamente 30 takes para gravar sua parte em "Civil War". Mesmo assim, nenhuma de suas execuções pôde ser aproveitada por completo. Faltava qualidade.
Qualidade esta que Steven, quando lúcido, sempre apresentava. O baterista ainda hoje é citado como essencial para a sonoridade cortante do GN'R, um sopro de autenticidade em meio à pasteurizada música mainstream dos anos 1980.
Tomado especialmente pela heroína, o músico na época já tentava se livrar do vício. Em entrevistas, ele conta que no período buscava parar de usar a droga, mas o efeito da abstinência era pesado no corpo, a ponto de deixá-lo doente.
Ao podcast Mom, It's Not the Devil's Music! (via Blabbermouth), ele diz:
"Quando você para com heroína, você fica violentamente doente. O interior dos seus ossos dói. Você só quer morrer. Meu empresário me levou a um médico, que me deu um bloqueador de opiáceos - o que não se deveria fazer, pois se você tem opiáceos no sistema e toma um bloqueador, você ficará ainda mais doente."
No meio de tudo isso, aconteceram as sessões da música. Adler nada pôde fazer.
"Quatro dias se passaram, Slash [guitarrista] ligou e disse: 'vamos para o estúdio para gravar'. Falei que estava doente e pedi mais uma semana, mas ele falou que não podia desperdiçar o dinheiro da gravadora. Fui para a A&M Records para gravar e estava tão fraco e doente. Fiz o meu melhor, mas tive que tocar umas 25 vezes. Eles estavam ficando frustrados. Eu dizia estar doente, mas eles falavam que eu só estava chapado. Aí eu fui expulso."
Em 7 de abril de 1990, o Guns fez um show no evento beneficente Farm Aid, em prol de pequenos agricultores nos Estados Unidos. Steven Adler não estava melhor. Chegou a tropeçar e cair em sua entrada no palco, num momento que os ex-colegas definiram como "constrangedor". Ele até tocou bem a primeira música, justamente "Civil War", mas mandou mal no cover de "Down on the Farm", original do UK Subs — e ele afirma que sequer havia sido informado a respeito da canção, desconhecida dele.
Slash e o baixista Duff McKagan, antes próximos de Adler, se distanciaram do baterista por achar que ele estava pegando pesado nas drogas. O vocalista Axl Rose, por vezes descrito como o único relativamente sóbrio do grupo na época, chegou a dar um alerta em outro show: quem estivesse flertando com a heroína, iria se dar mal.
Steven Adler demitido do Guns N' Roses
Dito e feito: Steven Adler foi demitido da banda ainda em 1990. Um ano após, entrou na Justiça contra o Guns N' Roses. O baterista alegou que estava sob efeito de remédios usados durante as tentativas de reabilitação, que prejudicavam sua concentração para tocar. Também citou o contrato que tinha com a banda, onde teria sido prejudicado financeiramente, ao ter perdido os direitos sobre royalties e outros lucros.
O caso foi encerrado em 1993. Steven recebeu do grupo uma indenização de mais de US$ 2 milhões, além de 15% dos rendimentos sobre o material gravado com ele.
Todavia, ele afirma que nenhum dinheiro compensa o impacto emocional desses primeiros anos fora da banda. Sobre isso, diz:
"Eu sempre amei a coisa toda de time. É por isso que juntar uma banda era tão importante para mim, onde trabalhamos juntos e criamos algo. Quando eles me jogaram para fora, eu não sabia o que fazer. Eu poderia ter melhorado, mas continuei fazendo o que estava fazendo. Eu estava ferido a esse ponto."
Após idas e vindas em relação ao vício e algumas tentativas de recomeço na música — primeiro com o Road Crew, depois com o Adler's Appetite —, parece que a maior parte dos sentimentos ruins não existe mais. Em 2012, Steven foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame como membro da formação clássica da banda e apareceu ao lado de Slash, Duff McKagan, Gilby Clarke e Matt Sorum — Axl Rose não compareceu e foi substituído na tradicional apresentação musical por Myles Kennedy.
Já em 2016, Adler participou de alguns shows da turnê de reunião "Not in This Lifetime Tour". Sua aparição estava programada para a primeira apresentação da banda, de surpresa, no famoso clube The Troubadour, mas uma cirurgia na coluna o impediu.
+++ LEIA MAIS: A triste reflexão de Steven Adler sobre drogas e demissão do Guns N' Roses
+++ LEIA MAIS: Steven Adler admite que demissão do Guns N' Roses o levou de volta às drogas: "Eu afundei"
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram