Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A nova e surpreendente treta entre Liam Gallagher e baixista do Sex Pistols

Glen Matlock disse ter sido chamado para tocar com o Oasis, mas achou a banda "chata"; vocalista postou resposta "curta e grossa"

29 nov 2024 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários
None
None
Foto: Liam Gallagher, vocalista do Oasis, e Glen Matlock, baixista do Sex Pistols (Fotos: Shirlaine Forrest / WireImage e Gus Stewart / Redferns) / Rolling Stone Brasil

Treta bonita. Treta bem feita. Treta formosa. E o mais importante: treta aleatória. É o que parece estar se desenhando entre Glen Matlock e Liam Gallagher após comentários do baixista original do Sex Pistols sobre o Oasis.

Em entrevista ao NME com finalidade de promover seu álbum solo mais recente, Consequences Coming (2023), Matlock — que também toca com o Blondie — foi perguntado sobre o assunto do ano no rock inglês: a volta do Oasis. Em sua resposta, buscou ser respeitoso e fez elogios aos irmãos Gallagher, mas não abriu mão da sinceridade.

"Eles têm muitos fãs. Sempre vi o Oasis como meio Status Quo: com ambos, ouvir uma música uma vez era o suficiente. Eu os acho meio repetitivos. Conheço os caras, são legais. Tenho que ter cuidado porque encontro Noel [Gallagher, guitarrista] bastante. Ele mora na esquina da minha casa. Acho Liam fantástico. Ele canta muito bem — é como Johnny Rotten, mas consegue cantar. Tem uma personalidade magnética no palco: consegue ficar parado e é fascinante. O resto dos caras? Não. Acho que eles são chatos ao vivo. Eu nunca iria vê-los."

Em seguida, Glen revelou ter sido chamado para tocar baixo entre 1995 e 1996, a convite do empresário Alan McGee, quando supostamente estavam tendo conflitos com o titular da função, Paul "Guigsy" McGuigan. Acabou indo a um show para ver como a banda soava — e pareceu ter se arrependido.

"Existiram conversas sobre eu ajudá-los com o baixo há muito tempo, em 1995, 96. Mas eles resolveram o problema que tinham com o cara deles. Fui convidado para vê-los no Earls Court, mas fui embora [no meio do show]. Foi chato. Fui vê-los novamente nos EUA com Clem Burke e mal podia esperar para ir embora. Eles não queriam na banda porque queriam alguém que ficasse parado. Alan McGee me pediu. Daí fui vê-los e pensei: a última coisa que precisam é de outra pessoa parada."
Glen Matlock, baixista do Sex Pistols
Glen Matlock, baixista do Sex Pistols
Foto: Gus Stewart / Redferns / Rolling Stone Brasil

A resposta de Liam Gallagher

Sempre ativo nas redes sociais, Liam Gallagher foi avisado por um fã no X/Twitter a respeito dos comentários de Glen Matlock. O internauta publicou: "Por que Glen Matlock estava sendo idiota dizendo que o Oasis era chato, mas que vocês são caras legais? Glen está louco".

O vocalista foi curto e grosso em sua resposta. Ele disse:

"F#d@-se ele, Sid [Vicious] era o Sex Pistols."
Liam Gallagher
Liam Gallagher
Foto: Dave Simpson / Getty Images / Rolling Stone Brasil

A provocação se dá em função de uma das demissões mais ilustres da história do rock. Matlock foi um dos membros fundadores do Sex Pistols ao lado de Johnny Rotten (voz), Steve Jones (guitarra) e Paul Cook (bateria). Todavia, no início de 1977, Glen foi demitido — ou saiu por conta própria, segundo ele — para dar lugar a Sid Vicious, um fã da banda que, segundo relatos, sequer sabia tocar seu instrumento.

As versões para o rompimento são variadas. A história mais fidedigna é a de que ele não se dava bem com Rotten. Porém, Jones e o empresário Malcolm McLaren alegaram em diferentes ocasiões que Matlock foi dispensado por gostar demais de Beatles.

+++ LEIA MAIS: A dura opinião dos irmãos Gallagher sobre "Wonderwall", do Oasis

+++ LEIA MAIS: O melhor disco do Pink Floyd segundo Noel Gallagher — para a fúria de David Gilmour

+++ LEIA MAIS: Sex Pistols: Steve Jones diz não conversar com Johnny Rotten há 16 anos

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade