Adele e mais: Relembre artistas internacionais acusados de plagiar brasileiros
A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a música 'Million Years Ago', da cantora britânica, seja retirada de todas as plataformas digitais por plagiar a canção brasileira 'Mulheres', interpretada por Martinho da Vila
A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a música Million Years Ago, de Adele, seja retirada de todas as plataformas digitais por plagiar a canção brasileira Mulheres, interpretada por Martinho da Vila.
A sentença foi assinada por Victor Agustin Cunha, juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Ele afirmou que Millions Years Ago tem forte indício "da quase integral consonância melódica" de Mulheres. No entanto, Adele não é a primeira cantora internacional acusada de plagiar músicas brasileiras. Conheça outros casos abaixo.
Jorge Ben Jor X Rod Stewart
Em 1978, Rod Stewart lançou a música Da Ya Think I'm Sexy?, com ritmo e melodia parecidos com Taj Mahal, de Ben, álbum de Jorge Ben Jor. O brasileiro processou o americano, que reconheceu o plágio, mas disse "não ter a intenção". O dinheiro da ação foi dado para o Unicef. Compare as músicas abaixo:
Jorge Ben Jor X Black Eyed Peas
O grupo Black Eyed Peas foi processado pelo cantor brasileiro em 1999. Jorge Ben Jor acusou a banda de plágio em três músicas: Falling Up, que contém um sample não autorizado de Comanche; Positivity, com um trecho de Cinco Minutos; e A8 que é um plágio de O Homem da Gravata Florida.
No final, ele foi creditado nas três canções.
Luiz Bonfá X Gotye
Gotye admitiu que se inspirou em Seville, de Luiz Bonfá, para criar a famosa música Somebody That I Used To Know. Ele reconheceu o plágio e indenizou a família do cantor, que morreu em 2001 em decorrência de um câncer de próstata.
Gilberto Gil X Tyler, The Creator
No ano passado, Tyler, The Creator lançou Season 2 by le Fluer para divulgar sua marca de roupas, a Golf Le Fleur. Assim que a canção foi liberada, internautas brasileiros apontaram a semelhança com Duplo Sentido, de Gilberto Gil.
O uso da música não tinha sido permitido pelo cantor e pela Sony Music Publishing, detentores dos direitos da canção. A repercussão negativa fez com que a propaganda fosse retirada do ar e o rapper americano pagou R$ 245 mil reais às partes envolvidas.
Flora Matos x Beyoncé
Em abril, Flora Matos acusou Beyoncé de plágio. A rapper alega que a cantora americana se inspirou em Piloto para escrever Bodyguard. Ela chegou a pedir ajuda de advogados especializados no assunto, mas não falou mais sobre o assunto.
Hermeto Pascoal x X-Men
Em fevereiro, internautas passaram a especular que a música de abertura de X-Men seja um plágio de Papagaio Alegre, canção de Hermeto Pascoal. Na época, ele falou sobre o caso em entrevista ao Metrópoles e disse acreditar que a abertura não é um plágio.
"É uma variação, mas com certeza esse compositor conhece minha música", disse. Ele ainda revelou que não se importa com a suposta utilização de sua música na série.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais