'Ainda Estou Aqui': conheça músicas que marcaram a resistência à ditadura militar
Filme que conta parte trágica da história brasileira está em cartaz nos cinemas e pode ser indicado ao Oscar
O filme Ainda Estou Aqui faz um mergulho em uma ferida nacional, a violência da ditadura militar, acompanhando de perto a história da família Paiva. É uma jornada cinematográfica que mergulha no Brasil da década de 1970. A trama, inspirada em fatos reais, adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, acompanha Eunice Paiva - a mãe do autor-, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, após o desaparecimento de seu marido, o político Rubens Paiva.
A produção, gravada no Rio de Janeiro, em locações que recriam o clima da época, retrata a luta de uma mulher em busca da verdade e da justiça, enquanto enfrenta as consequências da repressão política. O primeiro filme original Globoplay só pode ser visto nos cinemas e foi anunciado como elegível para o Oscar nesta sexta-feira, 22.
O período, que durou cerca de 20 anos, foi marcado por uma produção musical que também deixava claro o posicionamento de artistas contra o regime. Abaixo, algumas canções que ficaram marcadas como símbolos de resistência à ditadura.