Alvo de críticas: site americano ataca K-Pop por falta de originalidade
Para a publicação, a autenticidade é ausência nos trabalhos dos artistas coreanos
O site norte-americano Pitchfork divulgou uma reportagem onde reconhece que o K-pop, um subgênero do pop que identifica os artistas de grande sucesso da Coreia do Sul não assegurou sua identidade na indústria musical.
Na crítica do site, os ídolos são moldados a todo o tempo como "telas para ideias e temas maiores", algo que acaba comprometendo a conexão desses artistas com o seu público.
O Pitchfork não perdoa: para o site, o K-pop é como um "projeto de fantasia" e que "o custo dessa abordagem, muitas vezes, é a singularidade do ídolo - ou, pelo menos, a compreensão que o público tem dela".
Em outras palavras: a autenticidade requerida por um artista, onde os fãs identificam sua verdade, acaba sendo ofuscada na música justamente pelo o que esses grupos musicais transparecem em seus trabalhos em outras frentes, como lives e redes sociais.
Toda essa análise da Pitchfork foi baseada na audição do álbum Rosie, o novo trabalho de estúdio da cantora Rosé, membro do Blackpink, que deu nota 5,5 ao disco de um total de 10.
K-pop movimenta mais de R$ 3 milhões com varejo online
O fenômeno cultural e musical sul-coreano continua em crescimento no ocidente e impulsionou até as vendas das pequenas e médias empresas do varejo online no Brasil: foram cerca de R$ 3,2 milhões em faturamento entre janeiro e julho de 2024.
Vale destacar que esses dados fazem parte de levantamento especial da plataforma de e-commerce Nuvemshop, atual líder na América Latina, para celebrar o Dia Mundial do K-pop, comemorado em 13 de agosto.
A quantidade de produtos vendidos cresceu 38% em relação a 2023, alcançando mais de 27 mil itens. O levantamento também aponta que entre os produtos mais vendidos estão vestuário (como camisetas, moletons, saias) e artigos colecionáveis (bonecos, adesivos, álbuns/DVDs musicais), todos relacionados ao tema K-pop.
"A cultura K-pop é uma ascensão global e no Brasil não é diferente. O entusiasmo dos fãs brasileiros por tudo relacionado a esse tema impulsiona significativamente o varejo no país", observa Mylena Gama, Gerente Sênior de Marca LATAM da Nuvemshop e especialista em e-commerce.
"Desde álbuns e produtos até eventos especiais, a demanda é impressionante. Sendo assim, diversos empreendedores buscam novas maneiras de atender a essa comunidade tão leal e apaixonada e demonstram bons resultados. Na Nuvemshop, acompanhamos essas tendências e apoiamos os empreendedores com tecnologia e educação para irem além nos seus negócios online", afirma.