Angra expande turnê dos 20 anos de Temple of Shadows para o 2º semestre
Celebrando o álbum Temple of Shadows, banda realiza sua última série de shows antes de um hiato que deve durar entre dois e três anos
Após realizar cerca de 60 shows em 2024, o Angra decidiu expandir sua agenda em 2025 para além do mês de março, que seria o último antes de um hiato que deve durar entre dois e três anos. Agora, a banda irá esticar suas atividades até agosto.
A informação foi confirmada nas redes sociais pelo grupo, hoje formado por Fabio Lione (voz), Rafael Bittencourt (guitarra), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria). Em março, serão realizadas 17 apresentações pela América Latina, incluindo uma sequência de datas pelo Brasil. Entre julho e agosto, eles retornam ao palco para uma série final, a ser concluída no Tokio Marine Hall, em São Paulo, dia 3 de agosto.
Os compromissos fazem parte da turnê Temple of Shadows 20th Anniversary Tour - Interlude. Como o nome indica, a excursão celebra os 20 anos de Temple of Shadows (2004), quinto álbum de estúdio do Angra e notório por reforçar uma reinvenção promovida com a chegada de novos integrantes: o vocalista Edu Falaschi, o baterista Aquiles Priester e o já citado baixista Felipe Andreoli, que estrearam no disco Rebirth (2001).
Em comunicado, Rafael Bittencourt destaca:
"É uma grande emoção reviver essa época tão especial para o Angra, a qual atingimos um pico criativo e muita intensidade [...] com esse universo de conceitos, ideias e sonoridades que marcaram toda uma geração e a nossa própria carreira."
Ver essa foto no Instagram
Setlist da turnê Interlude
Em seus shows da turnê Interlude, o Angra tem tocado Temple of Shadows na íntegra, além de músicas de outros discos. Com a execução completa do disco de 2004, surgiram até mesmo canções que não eram tocadas há mais de uma década, como "Wishing Well" (desde 2010), "The Temple of Hate" (desde 2007) e "Sprouts of Time" (desde 2006).
Ao complementar o setlist, o grupo incluiu quatro músicas no início e seis no final. Para abrir, uma surpresa: "Faithless Sanctuary", faixa do álbum mais recente, "Cycles of Pain" (2023), que ainda não havia sido executada ao vivo. No encerramento, um inesperado cover de "Innuendo", faixa-título do disco lançado pelo Queen em 1991, meses antes da morte do vocalista Freddie Mercury.
Confira o repertório completo a seguir (via site Igor Miranda).
Parte 1
- Faithless Sanctuary (estreia ao vivo)
- Acid Rain
- Tide of Changes - Part I
- Tide of Changes - Part II
Parte 2 - Temple of Shadows
- Deus le Volt! + Spread Your Fire (primeira vez ao vivo desde 2018)
- Angels and Demons (primeira vez desde 2018)
- Waiting Silence
- Wishing Well (primeira vez desde 2010)
- The Temple of Hate (primeira vez desde 2007)
- The Shadow Hunter
- No Pain for the Dead
- Winds of Destination
- Sprouts of Time (primeira vez desde 2006)
- Morning Star
- Late Redemption
Parte 3
- Make Believe
- Vida seca
- Rebirth
Bis
- Unfinished Allegro + Carry On (trecho)
- Nova Era
- Innuendo (cover de Queen, primeira vez ao vivo)
Hiato do Angra
Leia comunicado em que o Angra confirma seu hiato para os próximos anos:
"Queridos fãs e amigos,É com um misto de emoções que anunciamos um período sabático nas atividades do Angra. Após mais de 11 anos de intensa dedicação, compondo, gravando e nos apresentando em várias cidades e países ao redor do mundo, sentimos que é hora de parar e recarregar nossas energias.
Este descanso é necessário para que possamos retornar ainda mais fortes e inspirados. Sabemos que será difícil estar longe dos palcos como Angra, e sentiremos falta da nossa amizade e do bom relacionamento que temos como banda. Agradecemos profundamente pelo apoio incondicional e pela paixão que vocês sempre demonstraram pela nossa música. Sem vocês, o Angra não seria o que é!
Antes de entrarmos nesse hiato, teremos alguns eventos especiais. Em breve, lançaremos o nosso DVD acústico, gravado na Ópera de Arame, do qual estamos extremamente orgulhosos. Em outubro e novembro, realizaremos uma turnê europeia, e entre o final de 2024 e março de 2025, faremos a turnê 'Interlude' onde comemoraremos os 20 anos do álbum Temple of Shadows e tocaremos os maiores sucessos da nossa carreira. Convidamos todos vocês a estarem presentes nesses últimos shows antes da pausa, para juntos celebrarmos esses momentos inesquecíveis.
Durante esse período, os integrantes da banda se dedicarão a outros projetos pessoais e profissionais. Estaremos sempre perto dos fãs de uma maneira ou outra, através desses projetos. Continuaremos conectados pelas redes sociais e prometemos mantê-los informados sobre nossos próximos passos. Fiquem ligados no angra.net para informações sobre datas de shows e pacotes de Meet & Greet. Até breve, e que a música continue a nos unir!
Com carinho, Angra."
+++ LEIA MAIS: Ex-guitarristas do Megadeth, Kiko Loureiro e Marty Friedman tocarão juntos no Brasil
+++ LEIA MAIS: De turnê a gravação de álbum, os planos de Edu Falaschi para 2025
+++ LEIA MAIS: Três brasileiros são eleitos melhores bateristas do mundo pela Modern Drummer
+++ para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram