Anitta critica Congresso por leis de negacionismo climático após tragédia no RS
Cantora compartilha vídeo em inglês denunciando Arthur Lira e Rodrigo Pacheco por pautarem leis contra proteção à natureza
A cantora Anitta decidiu politizar a tragédia do alagamento de grande parte do Rio Grande do Sul. Enquanto muitos falam em deixar política de lado para ajudar o estado gaúcho, a funkeira apontou que os políticos estão aproveitando o foco na tragédia para passar a boiada no Congresso nacional, onde tramitam vários projetos de lei de negacionismo climático.
Ela publicou um vídeo em inglês culpando a atuação do congresso brasileiro por incentivar efeitos climáticos extremos com leis que favorecem o desmatamento, invasão de terras indígenas e produção de pesticidas, além de tentar acabar com as políticas vigentes de proteção à natureza.
A denúncia enfatiza a tragédia ambiental no estado gaúcho. "Enquanto o RS está embaixo d'água, tem Deputado e Senador querendo se aproveitar e passar a boiada". O vídeo foca no deputado federal Arthur Lira e no senador Rodrigo Pacheco, presidentes da Câmara e do Senado/Congresso, respectivamente.
Anitta disse que "é hora" de defender o país "contra essa gente". "Está em curso um movimento no Congresso Nacional para acabar com as políticas de proteção da natureza. Não vamos deixar. É hora de defender nosso país contra essa gente".
"O Congresso brasileiro passou anos atacando o meio ambiente do nosso país. A consequência está aí. É hora de dar um basta. Meu pedido hoje, além de continuar ajudando as vítimas, é pra gente se juntar para defender a natureza do nosso país. Precisamos dar um basta em tanta destruição ou vamos enfrentar coisa muito pior lá na frente", afirmou.
O vídeo conclui dizendo que se o clima já mudou, o Congresso ainda não. Então, era hora do povo mudar os políticos, votando apenas em quem tiver compromisso com o clima e o meio ambiente.