Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aprenda as melhores músicas da Claudia Leitte no violão

Hoje trouxemos dicas especiais para você tocar como ninguém as músicas da Claudia Leitte. Então, acompanhe este artigo para aprender a tocar as canções mais famosas dessa diva da música brasileira e deixar sua interpretação impecável! Nascida no Rio de Janeiro e revelada na Bahia, depois de começar no axé music, Claudia Leitte também cruzou […] The post Aprenda as melhores músicas da Claudia Leitte no violão appeared first on Cifra Club.

11 jul 2022 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje trouxemos dicas especiais para você tocar como ninguém as músicas da Claudia Leitte. Então, acompanhe este artigo para aprender a tocar as canções mais famosas dessa diva da música brasileira e deixar sua interpretação impecável!

Os sucessos de Claudia Leitte animam qualquer ambiente! (Foto/Reprodução/Internet)
Os sucessos de Claudia Leitte animam qualquer ambiente! (Foto/Reprodução/Internet)
Foto: Cifra Club

Nascida no Rio de Janeiro e revelada na Bahia, depois de começar no axé music, Claudia Leitte também cruzou os caminhos do forró, da MPB e do pop. Portanto, prepare-se para caprichar em várias batidas de violão animadoras, marca registrada do repertório da cantora.

Músicas da Claudia Leitte para tocar hoje

Selecionamos para você as faixas mais ouvidas e as cifras mais acessadas da cantora. Dos primórdios com a banda Babado Novo aos mais recentes trabalhos, o melhor de Claudinha está aqui! Dá uma olhada nas faixas que você vai aprender a tocar por aqui:

  • Pensando em Você
  • Bola de Sabão
  • Dengo Meu
  • Largadinho
  • Extravasa
  • Baldin de Gelo
  • Perigosinha
  • Bandera
  • Beijar na Boca
  • Taquitá

Só sucesso, não é mesmo? Então, afine o seu violão e se ligue nas dicas para tocar as melhores músicas da Claudia Leitte:

Pensando em Você

Nessa introdução, é marcante a sequência de notas graves, marcando os baixos dos acordes D7+(9), E e F#m7. É possível fazer no violão a sequência de notas executadas no piano: D (1ª corda, 10ª casa), C# (1º corda, 9ª casa) e A (2ª corda, 10ª casa).

A partir da estrofe, o ritmo de Pensando em Você é conduzido pelo típico violão do pop brasileiro. São quatro tempos, mas tenha atenção ao detalhe do atraso antes do tempo 4. Dessa forma, você transporta para o violão a harmonia do baixo com a bateria.

Bola de Sabão

Com uma levada que lembra o reggae, Bola de Sabão não pode faltar em rodinhas, luaus, micaretas ou carnavais! A primeira parte é marcada pela sequência D - G - Em - A. Em seguida, vem uma ponte com F#m, Bm, E7 e A.

No refrão, retornam os acordes da primeira estrofe. Mas, agora, para aumentar a intensidade e botar todo mundo para cantar junto, dobre a palhetada no contratempo.

Dengo Meu

Neste encontro de musas nordestinas com Juliette e Lucy Alves, o forró entra em campo! Em Dengo Meu, atenção para o acorde D#m7 (-5). O nome é grande, mas o desenho não assusta tanto!

Outro ponto importante é a sequência melódica após o primeiro refrão. Nesse trecho, as notas que você toca são: A (3x), Ab, F#, C# (3x), D, E, C#, B, Ab, F#, E e C#.

A batida do forró da música é bem suave. O importante é manter o andamento, sem cair ou acelerar o tempo, para todo mundo poder curtir dançando agarradinho!

Largadinho

Vai ser incrível se você tentar aprender o tema inicial de Largadinho, numa pegada bem guitarrada paraense! É um dedilhado ancorado nos acordes F#m e Bm, feito nas 3 primeiras cordas. Quando a letra começa, é legal você reproduzir, no violão, a batida que a guitarra faz na versão de estúdio.

Para reproduzir esse ritmo envolvente, lembre-se de quando cantar "Em baixo", cair a dinâmica, com um dedilhado leve. Logo depois, para sincronizar com a letra dizendo "Em cima", aumente a intensidade, dando ataques no contratempo.

Extravasa

Grande sucesso de Claudia Leitte, Extravasa traz os acordes F#m, D, E, A, Bm7. Apesar da produção bem pop, ela traz um ritmo calcado no samba rock. Para manter o clima lá no alto em sua versão no violão, reproduza a batida da bateria durante a estrofe. Faça a marcação do bumbo e os dois ataques seguidos da caixa.

No refrão, será importante dobrar os ataques, sempre no contratempo, chegando a uma levada que lembra a disco music. As músicas da Claudia Leitte realmente trazem essa mistura muito própria. Agora ouça, treine e extravase!

Baldin de Gelo

Enquanto em Extravasa você vai precisar adaptar toda uma mega produção pop para seu violão, Baldin de Gelo já é conduzida por um violão acentuado. Um toque importante aqui: vários desses sucessos de Claudia Leite tem forte influência da música latina.

Nesse sentido, é fundamental destacar a nota grave do acorde, logo nas cabeças dos compassos. Mas repare que, no tempo 3, você não vai tocar essa nota grave. Esse vazio é que cria a síncope musical, tornando o ritmo tão dançante!

Perigosinha

Essa delícia de canção tem uma levada latina e um groove gostoso de tocar. São 4 acordes no total: Bm, D, A e E. Essa sequência se repete ao longo de Perigosinha. Por isso, é interessante variar na mão da batida.

Na estrofe, a batida na cabeça apenas do tempo 1 e duas batidas no contratempo. Perceba que você vai deixar um tempo vazio depois, no tempo 3, contribuindo para o balanço. É como faz o bumbo da bateria na gravação de estúdio.

Já no refrão, cresça a levada, marcando o acorde na cabeça dos tempos 1 e 3 e trazendo mais ataques. Vai ficar fácil requebrar assim!

Bandera

Os acordes Gm, F, Eb e Bb se prolongam em toda a estrutura de Bandera. Para encher a música de feeling e deixar sua dinâmica irresistível, o ideal é variar a mão rítmica. Comece dedilhando os acordes, assim como na versão original.

Na segunda estrofe, há uma alteração no dedilhado: a nota grave continua sendo tocada para marcar o compasso, mas depois temos a nota aguda tocada antes, de baixo para cima. No refrão, é só trocar o dedilhado por uma palhetada, pegando todo o acorde, no mesmo ritmo.

Beijar na Boca

Hora do mais autêntico axé! Beijar na Boca vai exigir rapidez e precisão da sua mão rítmica. Proibido deixar o andamento cair em um hit de tantos carnavais, hein! Harmonicamente, você não terá problemas. Aqui, temos os acordes D#, Cm, Fm e Bb durante a estrofe. No refrão, a progressão é G# - Bb - D# - D - Cm - Bb.

O segredo dessa canção é o ritmo axezeiro. Por isso, é fundamental manter o tempo cravadinho. Lembre-se dos acordes no contratempo, característica marcante do groove da música baiana.

Taquitá

Nesse transe entre o mais puro pop e o reggaeton, Claudia Leitte provoca e consegue fazer todo mundo rebolar! No violão de Taquitá, atenção para a afinação alternativa: D - A - F - C - G - E (de baixo para cima). Com as cordas assim, você vai tocar os acordes dessa música no formato de C.

A progressão Dm - F - C permeia toda a faixa. Por isso, é necessário variar no groove. Como? Marcando o andamento com batidas secas durante a estrofe. No refrão, solte a mão e explore bem o gingado latino.

Pronto para encantar todos com as músicas da Claudia Leitte? Esperamos que essa riqueza de ritmos brasileiros inspire você a entregar uma baita performance! Compartilhe essas dicas preciosas e depois é só convidar os amigos para a sua festa, ao som de muita Claudinha!

The post Aprenda as melhores músicas da Claudia Leitte no violão appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade