BMG aposta no mercado espanhol e inicia nova estrutura
A gravadora alemã BMG anunciou nesta quarta-feira (23) que contará com uma nova estrutura para a sua operação sediada em Madrid, na Espanha, sob a dupla liderança de Marcos Fairweather (gravações) e Javier Doria (publicações músicais).
A empresa buscará o crescimento no mercado de língua espanhola com foco em artistas consagrados no país europeu.
Fairweather trabalhou na Universal Music España, onde foi diretor de A&R, assinando e desenvolvendo artistas como a estrela pop espanhola Aitana, além dos roqueiros colombianos Morat e os artistas emergentes Sen Senra, Natalia Lacunza e Carolina Durante.
Javier Doria ingressou na BMG em julho de 2020 para liderar a equipe de A&R em publicações e gravações. Seus sucessos incluíram uma parceria com a principal empresa espanhola de gerenciamento e reservas 33 Producciones e a assinatura e criação de Slomo da Chanel, que marcou um terceiro lugar histórico para a Espanha no Eurovision Song Contest deste ano.
Maximilian Kolb, EVP de Repertório & Marketing para a Europa Continental, falou sobre a nova estrutura da BMG em solo espanhol: "O mercado na Espanha, particularmente entre artistas estabelecidos e comprovados, é atualmente um dos mais interessantes internacionalmente. É também um dos mercados de exportação mais fortes e serve como uma encruzilhada musical para a América Latina e a Europa Continental. Acreditamos que essa nova estrutura ágil nos permitirá oferecer a esses artistas e compositores um grau de prioridade e acesso global indisponível em outros lugares".
Agora, Marcos Fairweather e Javier Doria se reportarão a Albert Slendebroek, que também supervisiona a BMG na Escandinávia.
"Historicamente, a Espanha tem sido uma exceção em termos de repertório para o BMG. Sob Marcos e Doria, a BMG seguirá agora a mesma estratégia de sucesso que aplicamos em outros lugares", disse Slendebroek.
"Estou muito animado para me juntar à equipe no que é um novo capítulo no BMG para mim", disse Marcos Fairweather. "Os valores fundamentais desta empresa ressoam com meus pontos de vista sobre como servir melhor os artistas. A&R para mim é, antes de tudo, sobre artistas e sobre a construção de conexões para que eles desenvolvam suas carreiras em todo o seu potencial."
Javier Doria, que se concentrará no desenvolvimento do negócio editorial da BMG, celebrou o novo acordo: "A BMG construiu uma forte posição no negócio de edição de música desde seu lançamento na Espanha. No futuro, queremos desenvolver novas oportunidades criativas no mercado local e apresentar nossos compositores a novos públicos usando nossa rede global".
A nova estrutura surge na sequência da saída do ex-gerente Pablo Rodriguez, que deixou a BMG em março.