Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caio Pagano apresenta novo álbum inspirado em Bach, Mozart e Beethoven 

5 nov 2021 - 13h26
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 7 de novembro, às 17h, o palco do Theatro Municipal de São Paulo será ocupado por obras de grandes compositores em um recital de piano com Caio Pagano. O programa marca o lançamento do novo álbum musical do artista com as últimas peças escritas para piano pelos compositores Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Chopin, Schumann, Liszt, Brahms, Debussy, Ravel, Prokofiev e Camargo Guarnieri. Os ingressos variam de R$ 10 a R$ 30 e podem ser adquiridos pela internet.

Foto: Divulgação | Theatro Municipal de São Paulo / The Music Journal

Um dos destaques do repertório e um grande presente recebido por Caio Pagano tem o nome de Último Pensamento Musical: Improvisando. A obra de Camargo Guarnieri foi dada em gratidão pelo que Caio havia feito por sua música, levando-a ao mundo. Esta peça permaneceu com o pianista como relíquia de um amigo com quem conviveu e trocou experiências.

Outra obra rica em história e profundidade, que será interpretada no palco, é Tema Fantasma e Variações, de Robert Schumman. Em um sentimento de desespero em uma de suas fases de vida, o compositor atirou-se ao Rio Reno, porém, a morte não conseguiu levá-lo. Os barqueiros o puxaram e o levaram para sua casa. Dali, ele foi para o asilo, onde morreu escrevendo Variações.

Dedicou o tema à sua amada esposa Clara, que não permitiu a publicação. Anos depois, a obra foi encontrada e mostrada ao mundo.

Beethoven não poderia ficar fora dos clássicos deste álbum. O pianista mantinha cadernos de anotações nos quais escrevia motivos musicais, trechos literários e até contas de mercearia. As Bagatelas, cujo nome significa coisas sem importância, são o fruto da organização desses motivos que muito preveem as futuras peças características do Romantismo.

Durante todo o recital, a história de cada compositor se mistura com sua obra e a interpretação do pianista revela a emoção daquele momento: gratidão, devoção, êxtase, felicidade, paixão, loucura e nostalgia. O projeto tem apoio do ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Programa

FRANZ SCHUBERT

Peça para piano nº 3 em Dó maior D 946

ROBERT SCHUMANN

Tema Fantasma e Variações

JOHANNES BRAHMS

Peça para piano Op. 119 nº3 em Dó maior

FRANZ LISZT

Bagatela sem tonalidade (Valsa Mefisto nº4)

CLAUDE DEBUSSY

Noites iluminadas pelo ardor do carvão

LUDWIG VAN BEETHOVEN

Seis Bagatelas Op. 126

FRÉDÉRIC CHOPIN

Mazurca em Sol menor Op. 64 nº 2

CAMARGO GUARNIERI

Último Pensamento Musical: Improvisando

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade