Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carlinhos Brown se rende ao piseiro em 'Foi no Paredão'

7 out 2024 - 12h43
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Carlinhos Brown se rende ao piseiro em 'Foi no Paredão'
Carlinhos Brown se rende ao piseiro em 'Foi no Paredão'
Foto: The Music Journal

O multi-instrumentista, cantor e compositor Carlinhos Brown vem promovendo ao longo de sua carreira diversas revitalizações rítmicas, desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais.

Atento e aberto a se conectar com novas linguagens musicais, Carlinhos Brown lançou na última sexta-feira (4), o single com influência do piseiro e da sofrência, intitulado Foi no Paredão, com as participações especiais de Tierry, Silvanno Salles, Symone Morena e Amanda Santiago, nomes que são referência no estilo.

Foi no Paredão, com produção musical de Carlinhos Brown, em parceria com Rafinha RSQ, faz menção aos paredões de som, grandes estruturas sonoras presentes em diversos gêneros musicais nas periferias brasileiras e que impulsionam a música nacional.

Brown conta que compôs a música no verão do ano passado, quando, na ocasião, faria um show com BaianaSystem denominado Paredão.

"Compus a música 'Foi no Paredão' para ser apresentada na abertura daquele show, mas a canção acabou não ficando pronta a tempo. O paredão é na verdade um espaço fortemente conceituador de moda, de novos estilos, de um caminho que a música brasileira toma. E mais, um estilo como este traz influências da bachata, timbalada. Todo esse processo grande latino que também venho desenvolvendo deságua neste conceito, que para mim traz de Bienvenido Granda a Nelson Gonçalves, passando por Ângela Maria e Célia Cruz", explica.

E continua: "É um estilo que sempre esteve na linguagem popular, vamos dizer que é um bolero timbalado. Então para lançar foi necessário contar com alguns dos maiores protagonistas deste estilo: Silvanno Salles, Tierry, Symone Moreno, Amanda Santiago, Rafinha RSQ, Pugah e eu como autor. Acredito que os ambientes populares têm se comunicado bastante com isso, já que são músicas que se espalham de forma viral muito eficiente. Essa é uma das formas que encontrei, como autor, de continuar meu processo de evolução rítmica, dentro de uma linguagem híbrida eletrônica.", afirma.

Há exato 1 ano, Carlinhos Brown reunia 60 mil pessoas em concerto na cidade de Paris

Reunindo manifestações populares de todas as regiões do Brasil, como maracatu, capoeira, cortejo, samba, MPB, a 22ª edição da Lavagem da Madeleine, arrastou uma multidão de 60 mil pessoas pelas ruas de Paris, há exato 1 ano. Carlinhos Brown comandou o trio elétrico, levando toda brasilidade e diversidade ao lado do idealizador do evento, Robertinho Chaves e vários grupos artísticos.

"Fazer parte da Lavagem da Madeleine me traz muita alegria e emoção. Milhares de pessoas reunidas, franceses, brasileiros, cidadãos de todas as nacionalidades, juntos na mesma sintonia, nessa celebração que é a maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa. Eu só tenho a agradecer a Robertinho Chaves por me possibilitar estar somando ao evento em Paris, desfilando com meu trio elétrico. Me sinto energizado!", destacou Carlinhos Brown.

Emocionado, Robertinho falou sobre o desfile: "Levamos às ruas toda a diversidade e identidade da cultura brasileira. É lindo ver a integração entre Brasil e França, através da música, da dança e da alegria. É um evento de resistência cultural do povo negro, contra a intolerância e por respeito a todas as crenças. Há mais de 20 anos realizamos a Lavagem e hoje ela já integra o calendário da cidade e é uma referência mundial. Estamos muito felizes com o grande público que veio e toda essa energia boa".

O desfile aconteceu pelas ruas de três bairros de Paris: saiu da Praça da República, passou pela Ópera Garnier até chegar na Igreja de La Madeleine, quando artistas e manifestações culturais se apresentaram na praça da Madeleine.

Confira:

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade