Como aprender a tocar violão em 9 passos
Por que não tirar aquele sonho do papel e aprender como tocar violão? Seja para acompanhar os amigos num churrasco, fazer um som na igreja e até impressionar o crush, o violão é o instrumento ideal. Super versátil, o violão combina com a maioria dos estilos musicais. Além disso, ele é bem prático, leve e […] The post Como aprender a tocar violão em 9 passos appeared first on Cifra Club.
Por que não tirar aquele sonho do papel e aprender como tocar violão? Seja para acompanhar os amigos num churrasco, fazer um som na igreja e até impressionar o crush, o violão é o instrumento ideal.
Super versátil, o violão combina com a maioria dos estilos musicais. Além disso, ele é bem prático, leve e não ocupa muito espaço, o que o torna um companheiro ideal para as mais diversas situações.
Como começar a tocar violão
Neste post vamos te ajudar na jornada de aprender esse instrumento! Em nove tópicos, você terá dicas que vão desde como escolher um instrumento ideal até quais assuntos você precisa para aprender como tocar violão.
Vamos lá?
1. Como comprar um violão?
Antes de tudo, você precisa ter o seu violão. Hoje em dia a principal dica é: pesquise muito! Tem bastante informação na internet acerca de marcas e modelos bons e confiáveis para as mais diversas faixas de preço. Não deixe de procurar uma loja de confiança ou vendedores bem avaliados em sites reconhecidos.
Caso precise economizar mais e queira comprar um instrumento usado, a dica é levar alguém que conheça um pouco do assunto para ver o violão antes. Apesar de um para iniciantes ser bastante simples, existem alguns defeitos que comprometem a tocabilidade, então fique atento!
Além disso, uma importante dica é adquirir um instrumento que fique confortável para você. Existem modelos de diversos tamanhos, como os infantis, 3/4, clássico, flat, folk etc. Cada um tem uma sonoridade específica, então, se puder, teste vários. Encontre um som que você goste e que se adapte bem ao seu corpo.
2. Qual escolher: cordas de aço ou náilon?
Quem começa a tocar violão, normalmente sente dor nas pontas dos dedos da mão esquerda (a que pressiona as cordas, a menos que você seja canhoto). Até que os dedos calejem, a sensação vai ser incômoda.
Isso pode ser amenizado ao se levar o instrumento para uma regulagem, em um luthier ou na loja onde você o adquiriu. O ajuste faz com que as cordas fiquem "mais baixas", ou seja, mais próximas do braço do violão, o que facilita na hora de tocar.
As cordas de aço machucam mais os dedos, a tensão produzida por elas é maior e isso pode ser desconfortável. Em compensação, o volume produzido tende a ser bem mais elevado e estridente.
Enquanto isso, as cordas de náilon são mais suaves, têm um volume menor e um som um pouco mais "fechado" ou "pra dentro".
A dica é escolher a que casa melhor com seu gosto musical. Conseguir produzir sons com timbres semelhantes às músicas que você curte será um grande incentivo para continuar estudando.
As cordas de náilon são comumente mais usadas em estilos como bossa nova, samba, música clássica e outros que privilegiam os dedilhados. As cordas de aço, ao contrário, são mais comuns em estilos como o rock, sertanejo e gospel.
3. Aprendendo sobre as cordas e a afinação
Agora que você já tem o instrumento, é a hora de começar a tirar um som e efetivamente aprender como tocar violão.
O primeiro passo é conhecer o nome de cada corda. No violão, contamos as cordas de baixo para cima, ou seja, da mais fina para a mais grossa. Cada uma delas corresponde a uma nota, representada por uma letra:
- A primeira corda é a Mi (E);
- A segunda corda é a Si (B);
- A terceira corda é a Sol (G);
- A quarta corda é a Ré (D);
- A quinta corda é a Lá (A);
- A sexta corda é a Mi (E).
Com essa informação, você pode usar aplicativos para afinar seu violão. Basta ajustar as tarraxas conforme o aplicativo indica, apertando ou soltando, até alcançar a sonoridade correta.
4. Tocando as primeiras melodias
Depois de você estar familiarizado com as notas do violão, é a hora de começar a aprender algumas melodias.
Resumidamente, melodias são as notas individuais tocadas em sequência, ou seja, uma nota tocada atrás da outra. Podemos entender a melodia como a parte das músicas que são cantadas e que podemos assobiar.
A maneira mais fácil de tocar melodias no violão é através de tablaturas. A tablatura é uma representação do violão com seis linhas, cada uma representando uma corda, com números que indicam a casa que deve ser tocada. Ela deve ser lida da esquerda para a direita.
No Cifra Club, você encontra o acervo de tablaturas mais completo da internet. Acesse sem moderação e aprenda as melodias que você mais gosta! Isto vai te dar agilidade e independência nos dedos e ajudar na memorização de músicas facilitando o processo de como tocar violão.
5. Praticando os acordes
Em seguida, é hora de aprender a fazer os acordes. Um acorde é um conjunto de notas que acompanha as melodias. É com eles que podemos fazer a base para cantar ou tocar com outros instrumentos. Os acordes são representados pela letra da sua nota principal e podem ter algumas variações, dependendo das notas que são utilizadas nele.
Na música popular, com alguns poucos acordes como G (Sol), D (Ré), Em (Mi menor) e C (Dó), podemos tocar muitas músicas. Por isso, invista tempo em aprender as posições dos acordes e como trocá-las com o máximo de agilidade.
Uma das maneiras mais legais de mostrar que você já está sabendo como tocar violão é mostrando uma sequência de acordes de músicas bem conhecidas para amigos. Aprenda sequências bastante usadas como:
- D (Ré), A (Lá), Bm (Si menor) G (Sol);
- C (Dó), Am (Lá Menor), F (Fá) e G (Sol);
- A (Lá), D (Ré), E (Mi).
Para tocar algumas notas, principalmente o F(Fá) e o B (Si) é preciso fazer uma pestana, técnica de usar um dedo para segurar várias cordas simultaneamente. A hora de fazer a pestana pela primeira vez é uma dor de cabeça para a maioria dos iniciantes, mas não desista! Com determinação e prática, você consegue.
6. Conheça novos ritmos
Enquanto você está se familiarizando em como fazer os acordes, sua outra mão precisa se acostumar com diferentes ritmos.
Na música, ritmo é conceituado como a sucessão de sons e pausas. No violão, começamos a aprender os ritmos com flechas para baixo e para cima e com vírgulas. Essas flechas indicam em que sentido devemos tocar as cordas, e as vírgulas indicam as pausas.
Para tocar a maioria das músicas, usamos basicamente dois ritmos:
- 3/4, popularmente conhecido como valsa;
- 4/4, usado na maioria das canções de pop e rock;
- outros ritmos mais complexos como o 7/8 ou 9/8 também existem, mas são um assunto mais complexo, para ser visto mais pra frente.
Podemos fazer cada um destes ritmos com diferentes batidas e andamentos (velocidade). Por isso, procure repertórios diferentes e pratique o máximo de ritmos novos que você conseguir.
7. Praticar sempre
Muitos alunos procuram uma fórmula mágica de como tocar violão, só que não existe atalho; o segredo é a dedicação. Mas se você quer se desenvolver no instrumento, precisa praticar vários fundamentos. A prática de pelo menos 15 minutos por dia pode te ajudar a memorizar o que foi estudado e desenvolver a agilidade nos dedos.
Além disso, ter um modo organizado de abordar os assuntos te ajuda a evoluir no instrumento.
8. Mentalize um repertório
Depois de ter certa agilidade para trocar os acordes e conseguir tocar alguns ritmos, você já pode começar a fazer um som. Então, aproveite e busque as cifras daquelas músicas que você adora e sempre quis tocar.
Se elas forem muito difíceis, com muitos acordes que você não conhece ou muitas trocas rápidas, procure a versão simplificada. Essas versões mantém as características principais das músicas, mas com outras sugestões de acordes.
Mesmo assim, não deixe de tentar fazer os acordes difíceis quando eles aparecerem, se tiver uma pestana no meio do caminho aproveite a música para praticar.
Ir criando um repertório e sempre buscando tocar canções completas são práticas que ajudam a manter a uniformidade no ritmo (nem correr muito, nem deixar a velocidade cair). Além disso, você vai desenvolvendo a agilidade na troca de posições e começa a perceber a sonoridade de cada intervalo de acordes.
9. Invista na sua evolução
Se você chegou até aqui, tenho certeza de que já está apaixonado pelo seu violão. Uma das melhores maneiras de evoluir é buscar professores e aulas que oferecem um material exclusivo e de qualidade.
Seja através de aulas online ou presenciais, a dica é procurar professores que toquem o estilo que você quer aprender. Além disso, procure sobre a reputação do professor ou do curso.
O CifraClub Academy oferece tudo isso e mais. Você pode fazer seus horários e suas aulas no conforto da sua casa. A assinatura mensal te dá acesso ilimitado a cursos de quaisquer instrumento com os melhores professores do mercado.
Além disso, você tem acesso ao Cifra Club Pro, que oferece acesso liberado e sem propagandas para todas as cifras que vão te ajudar a criar o seu repertório.
The post Como aprender a tocar violão em 9 passos appeared first on Cifra Club.