Como era o mundo quando Madonna fez o último show no Brasil?
Em sua última passagem ao país, cantora dividiu os holofotes com o novela fenômeno 'Avenida Brasil', lançamento do Google Drive e viral de rapper sul-coreano no YouTube; relembre outros eventos culturais da época
Um furacão está programado para atingir a Praia de Copacabana no dia 4 de maio. O evento, no entanto, não é climático ou catastrófico: nesta data, Madonna encerra sua turnê comemorativa de 40 anos de carreira, The Celebration Tour, em um evento gratuito na areia de uma das praias mais famosas do Brasil.
Mesmo a Arábia Saudita, conhecida por suas restrições às mulheres, enviou suas atletas para disputar aos torneios. Além disso, as mulheres representaram 40% dos cerca de 10.500 atletas presentes, e o boxe feminino fazia sua estreia no evento.
Rapper sul-coreano varria as visualizações do YouTube
Antes do dia 15 de julho de 2012, Psy era apenas um rapper sul-coreano famoso em seu país. Porém, após essa data, o artista se tornou um fenômeno mundial. Foi nesse dia que a produtora de Psy colocou no YouTube um dos maiores virais da plataforma até então: o clipe de Gangnam Style.
A canção, com uma batida energética acompanhada de passos de dança que imitavam um galope de cavalo, tornou-se um fenômeno da noite para o dia. Poucas semanas após seu lançamento, o clipe inspirou paródias e colecionou bilhões de visualizações.
Doze anos depois, o clipe ainda segue como um dos mais vistos da plataforma, com mais de 5 bilhões de visualizações - ao todo, ele é o décimo primeiro vídeo mais visto do YouTube.
França dominava Oscar e Meryl quebrava jejum
O cinema francês brilhava na 84ª edição do Oscar com a dominação de O Artista. O filme dirigido por Michel Hazanavicius ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Roteiro, tornando-se a primeira produção francesa e não falada em inglês a levar os principais troféus da noite.
O serviço de armazenamento e sincronização de arquivos foi especulado durante anos, mas só se tornou realidade em 24 de abril daquele ano. Com ele, finalmente, os usuários passaram a ter menos preocupações com o salvamento de arquivos e a palavram "nuvem" ganhou novas conotações.
Amazon, enfim, chegava ao país
Em dezembro de 2012, a Amazon finalmente chegou ao Brasil. Fundada em 1994 em Seattle, nos Estados Unidos, a rede de Jeff Bezos desembarcava nas terras brasileiras após anos de rumores. Inicialmente tímida, a companhia começou apenas com a venda de livros virtuais - os livros físicos só começariam a ser vendidos em 2014 - e anunciou o Kindle, um dos carros-chefes da empresa.
Apesar de o anúncio ter entusiasmado parte dos brasileiros e leitores, os livreiros torceram o nariz para a chegada da gigante. Livrarias, pequenas, médias e grandes se posicionaram contra a loja virtual e até pressionaram editoras para que elas não fechassem acordos. O desfecho dessa história você já conhece.
Em que ano foi o primeiro show da Madonna no Brasil?
Madonna fez sua estreia no Brasil em 1993 com a turnê The Girlie Show, para a promoção do álbum Erotica. No país, a cantora se apresentou no São Paulo e no Rio de Janeiro, em 3 de novembro e 6 de novembro, respectivamente. A passagem também marcou a primeira vez que a "Material Girl" visitou a América Latina. Veja uma reportagem do Fantástico sobre a turnê:
Quantas vezes a Madonna veio ao Brasil?
A Celebration Tour marca a quarta visita de Madonna ao Brasil nos palcos. Como visto anteriormente, a cantora se apresentou para os brasileiros em 1993, com o The Girlie Show. Além da série de shows dos anos 1990, Madonna também fez shows no país com as turnês Sticky and Sweet Tour, em 2008, e MDNA, em 2012.
Durante a Sticky and Sweet Tour, a diva pop se apresentou cinco vezes, duas em São Paulo e três no Rio de Janeiro. Já com a MDNA, Madonna fez um show no Rio de Janeiro, dois em São Paulo e um em Porto Alegre.